Especialista aponta 5 fatores que podem boicotar a dieta

A dieta não está surtindo o efeito desejado, Poltronieri explica que um dos fatores abaixo pode estar interferindo nos resultados

O objetivo das dietas é levar a uma reeducação alimentar | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Dieta! É difícil conhecer alguém que nunca seguiu uma e se frustrou com ela. Para a especialista em emagrecimento, Edivana Poltronieri, o primeiro passo para seguir qualquer dieta é não fazer isso sozinho. “É normal dietas boca-a-boca, mas isso pode ser prejudicial porque cada pessoa tem um organismo e vai reagir de uma maneira. Outro motivo é que as dietas devem ser seguidas com indicação e acompanhamento de um especialista”.

Mas, se mesmo com indicação de especialista, a dieta não está surtindo o efeito desejado, Poltronieri explica que um dos fatores abaixo pode estar interferindo nos resultados. Confira!

Alimentos zero açúcar

“Esse tipo de alimento é o que mais tem nas prateleiras dos mercados e, por serem práticos, acabam se tornando regra ao invés de exceção. O problema desse tipo de alimento não é o açúcar, mas a falta de nutrientes”, explica a especialista em emagrecimento.

Petiscos processados e refrigerantes, mesmo zero açúcar, além de não serem nutritivos, também costumam ter ingredientes que boicotam a dieta, como alto nível de carboidrato. “Por isso, sempre indico a ingestão de alimentos naturais nos intervalos entre as refeições, como frutas”.

reprodução internet

Não beber água

“Chás não substituem a água! Ela é fundamental para o sucesso de qualquer dieta por exercer várias funções no organismo, como diminuir a retenção de líquidos, controlar algumas substâncias do sangue, como sódio e potássio”, explica a especialista.

Caso a pessoa tenha dificuldade de beber água, a dica da expert é aromatizar com limão, gengibre ou hortelã. “Isso pode estimular a pessoa a criar o hábito de beber mais água e fazer isso com prazer”.

Dia do lixo

Para Poltronieri, o dia do lixo é interpretado de forma equivocada na dieta. “Ele foi criado para ajudar as pessoas a terem prazer na dieta em refeições pontuais. E quando se fala o ‘dia do lixo’ não deve ser levado como um período de 24 horas, em que a pessoa exagera em todas as refeições do dia”, explica.

Isso pode ser ainda mais prejudicial para quem deseja fazer uma reeducação alimentar. “Não adianta ser tão regrado por um período para, na mesma semana, extravasar na alimentação. O objetivo das dietas é levar a uma reeducação alimentar, isso envolve muito os seus desejos alimentares. Se a pessoa focar no dia do lixo, essa nova adaptação vai ser mais árdua para acontecer”

Dormir pouco

A especialista afirma que é necessário, no mínimo, seis horas de sono diários. “Dormir menos do que isso retarda o metabolismo e causa alterações hormonais que minimizam os efeitos da dieta. Além disso, a falta de sono leva a ansiedade, um dos principais vilões das dietas”.

Além de dormir o tempo suficiente, o sono precisa ter efeito relaxante. “Pessoas que dormem mal tendem a consumir mais cafeína e ficar mais suscetível ao uso de tabaco. Esses são alguns fatores que também desaceleram os efeitos das dietas”.

Compartilhe resultados

De acordo com Poltronieri, é mais fácil perder o foco quando não compartilhamos as nossas dificuldades e vitórias.  “Ter pessoas que incentivem e compreendam quando falhamos faz toda a diferença no processo. Isso acontece em todas as áreas da nossa vida e não é diferente quando iniciamos uma dieta.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES