Especialistas dão dicas para parar de fumar

Marcar data, tomar água gelada e escovar os dentes estão entre os conselhos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que, no mundo, o cigarro é a maior causa de mortes que poderiam ser evitadas. Cerca de 5 milhões de pessoas perdem a vida por ano em razão do tabagismo ? entre as mulheres o número é de 1,5 milhão. Mesmo que você seja fumante, ainda há tempo de cuidar da saúde e minimizar os impactos da prática.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), um ano após largar o cigarro as pessoas têm o risco de morte por infarto do miocárdio (o músculo que forma o coração) reduzido pela metade. E, no período entre cinco e dez anos de "ex-fumante", as chances de sofrer um infarto serão iguais às de pessoas que nunca colocaram um cigarro na boca.

Para ajudar os fumantes nessa tarefa difícil, o R7 selecionou as principais dicas dadas por Silvia Cury, do comitê antitabaco da Sociedade Brasileira de Cardiologia, e Cristina Cantarino, chefe do Centro de Tratamento de Tabagismo do Inca. As duas trabalham ajudando pessoas a se livrar do vício. O ideal é que um médico especializado faça o acompanhamento do processo.

Marque uma data ou tenha um cronograma rígido para parar de fumar

O melhor é parar completamente, de uma vez só, na data escolhida. De acordo com Silvia, parar aos poucos e não cumprir as metas estabelecidas pode fazer com que a pessoa fique ansiosa e passe justamente a fumar mais. Se a opção for a parada gradual, o ideal é reduzir o número de cigarros por dia, fumando menos a cada 24h. É possível também adiar a primeira tragada do dia, estabelecendo um horário para fumar o primeiro cigarro ? isso deve acontecer cada vez mais tarde, até que chegue o dia em que você não fume mais. Uma cartilha do Inca sobre o assunto diz que, "se você escolher a parada gradual, não deverá gastar mais que duas semanas neste processo".

Mantenha o cigarro longe

Parece óbvio, mas não é. De acordo com as especialistas, muitas pessoas fumam no "piloto automático", sem estar de fato com muita vontade. Manter cigarro, isqueiro e cinzeiro a uma boa distância ajuda o fumante a não cair nessa armadilha e mudar de hábito. Como o usuário terá de parar o que está fazendo, levantar e buscar o produto, a dica é "usar a preguiça a favor da saúde", e não levantar da cadeira.

Aguente firme na hora da fissura

Cristina conta que a fissura, que é aquele momento de vontade intensa de fumar, dura cerca de cinco minutos. O conselho é, nesse momento, tentar se distrair com alguma coisa, conversar com um amigo. Ainda não se sabe exatamente o motivo disso, mas beber água gelada, comer frutas a baixas temperaturas ou até chupar um cubo de gelo ajudam o fumante nessa hora difícil. Muita gente também tem sucesso mantendo as mãos ocupadas por elásticos, pedaços de papel, canetas ou até cenouras cortadas em palito, imitando o formato do cigarro.

Escove os dentes após as refeições

O gosto da comida na boca em geral faz com que as pessoas tenham vontade de fumar após a refeição. A ordem é, em vez de sair para fumar, ir ao banheiro e escovar os dentes.

Evite bebida alcoólica

O álcool faz com que a nicotina seja eliminada de forma mais rápida pelo organismo, o que estimula o fumante a querer repor rapidamente essa perda. Além disso, beber naturalmente faz com que as pessoas percam o controle sobre seus atos, o que pode fazer com que elas tenham uma recaída.

Faça exercícios físicos

Caminhar, fazer alongamentos ou outros exercícios faz com que o fumante perceba a possibilidade de entrar em uma vida mais saudável. À medida que o fumo diminui, ele começa a perceber que o fôlego melhorou e ter prazer em se exercitar, o que reduz a vontade de dar uma tragada.

Cuidado com a dieta

Especialistas dizem que é normal ganhar até 2 kg após deixar de fumar, porque o paladar melhora com o fim do tabagismo. Mas isso não é desculpa para exagerar no prato e ficar exposto a um outro problema grave de saúde, a obesidade. A dica é não comer mais do que de costume e evitar doces e alimentos gordurosos.

Controle a ansiedade

O cigarro acaba funcionando como uma "muleta" que as pessoas usam para lidar com situações emocionais e afetivas. A tarefa é difícil, mas as especialistas recomendam que o fumante trabalhe para controlar a ansiedade e resolver as dificuldades mais racionalmente ? mesmo porque o problema vai continuar ali depois que o cigarro acabar.

Recompense seu esforço

Guarde o dinheiro que você gastaria com os maços de cigarro e compre algo bacana para você ou para alguém querido. O aspecto financeiro é um estímulo para quem quer parar de fumar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES