Estação Ferroviária de Timon terá Sarau com atividades culturais

O sarau “Estação das Flores” aocntecerá nesta quinta em Timon

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Será realizado nesta quinta-feira (22), a partir das 19h, o sarau "Estação das Flores˜, na estação rodoviária do município de Timon-MA. O evento é um movimento de ocupação com atividades culturais no local que está ocioso e o objetivo é de realizar ações que envolvam a comunidade.

A idealização do evento é proposto por por produtores independentes, envolvendo artistas, grupos culturais, coletivos e comunidade. Durante o Sarau acontecerá apresentações musicais, declamação de poesias, exposição e telas serão grafitadas ao vivo por artistas que colaboram com o movimento.

Haverá ainda a pintura de uma geladeira que será transformada em biblioteca livre que tem por objetivo incentivar a leitura. O material será doado para a comunidade e quem tiver interesse em doar procure a organização do evento ou leve um livro para o sarau.

Atualmente a estação está praticamente abandonada e por lá só trafegam trens cargueiros. O prédio pertence à União e é de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e hoje encontra-se inativo. “O local tem valor histórico e faz parte da memória afetiva das pessoas da cidade e se encontra em uma comunidade carente”.disse Carla Senna, uma das organizadoras  do evento.

Segundo Carla Senna, uma das idealizadoras e organizadoras do evento, a ocupação cultural "Estação das Flores" não possui financiamento e está iniciando de forma independente. “As ações e atividades relacionadas à ocupação cultural estão sendo desenvolvidas de forma autônoma e independente, não sendo financiada ou guiada por qualquer partido político ou gestão governamental”, explica.

A ocupação que iniciará suas atividades hoje realizará ações durante a semana, com saraus nas quintas-feiras e nas terças-feiras momentos especiais para as crianças como contar histórias, teatro e  cinema.

“Pretendemos ocupar o espaço e dar a comunidade oportunidades culturais próximo as suas residências e aproveitar a melhor forma o predio da estação e os espaços disponíveis na cidade. O projeto de ocupação será elaborado em consonância com a realidade local, tendo como foco a abertura de diálogo e ação com a população do entorno”. Ressaltou Liana Santana uma das idealizadoras do evento.

Geladeira transformada em Biblioteca Livre. 

Grafitada por W.G.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES