Evo Morales mantém a divisão na Bolívia

A meia-lua não ficou aniquilada nem se viu obrigada a apresentar a capitulação, como esperavam os representantes do governo

Evo Morales mantém a divisão na Bolívia | El País
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vitória do "sim" no referendo constitucional boliviano realizado no último domingo (dia 25) desenha um cenário complexo porque, apesar de o presidente Evo Morales ter obtido um apoio suficiente, inclusive amplo pelos parâmetros europeus (segundo as pesquisas ficará próximo de 60%), também é verdade que o "não" triunfou na chamada meia-lua, a região leste do país, onde quatro departamentos (dos nove em que se divide a Bolívia) deixaram clara sua rejeição. A meia-lua não ficou aniquilada nem se viu obrigada a apresentar a capitulação, como esperavam os representantes do governo.

Do ponto de vista de Evo Morales, a vitória é suficiente, mas complicada, não só pela clara vitória do "não" na região oriental do país, como porque, em conjunto, o presidente perdeu alguns pontos em relação a votações anteriores e sobretudo porque começa a surgir uma certa rejeição nas áreas urbanas. Poderia se dizer que a nova Constituição arrasou nas zonas rurais e camponesas (com 82% a favor e só 18% contra), mas que nas cidades o apoio foi muito mais matizado (52% a 48%), talvez porque o novo projeto tenha despertado fortes receios na pequena classe média mestiça. Na capital, La Paz, por exemplo, feudo tradicional de Morales, o "sim" não superou 52%, enquanto em todo o departamento chegou a 76%.

A vitória do "não" na meia-lua sem dúvida dará força à oposição, muito abatida pelo péssimo resultado que obteve há um ano no chamado referendo revogatório. Nesta ocasião demonstrou que não está derrotada e que reforçou seu poder no leste, deixando claro que Evo Morales tem maioria, mas não uma hegemonia territorial. A oposição não pode, entretanto, comemorar, porque também tem sérios problemas: não é capaz de romper o teto de 40%, não tem um líder em nível nacional capaz de concorrer com algum êxito na zona ocidental do país e não tem um projeto de âmbito nacional capaz de calar entre a população indígena majoritária. Inclusive em Chuquisaca, o único departamento com maioria indígena que tem uma governadora, Savina Cuellar, crítica acirrada de Morales, foi o presidente quem saiu vencedor, embora por muito pouco: 51% a 49%. Cuellar, que fez uma intensa campanha pelo "não", afirmou que continuará "a resistência".

Nessas condições, é muito provável que a nova Constituição não melhore a governabilidade do país, mas que sua aplicação dê origem a novos conflitos. "Com esse resultado, o presidente Morales tem de compreender que não pode construir o novo país que pretende criar", afirmou Branko Marinkovic, presidente do Comitê Cívico de Santa Cruz, o organismo pró-autonomia que encabeçou até agora a "rebelião" da meia-lua. A oposição se esforçou imediatamente para construir uma imagem de "empate técnico" (levando em conta só o âmbito territorial), que obrigue Morales e seu governo a embarcar na negociação de um grande pacto nacional.

A ideia é negociar a aplicação dos estatutos de autonomia já aprovados nos departamentos "rebeldes", em muitos aspectos radicalmente contraditórios com o conteúdo da nova Constituição. Oscar Ortiz Antelo, presidente do Senado, um órgão legislativo no qual Morales não tem maioria, pagou ontem um anúncio na imprensa para defender a ideia desse pacto nacional que, na realidade, quer deixar sem efeito parte da nova Constituição.

As primeiras reações de Evo Morales e de seu governo não indicam que esteja considerando essa possibilidade. Pouco depois de se conhecer o resultado do referendo, Morales apareceu no balcão do Palácio Quemado em La Paz para felicitar seus seguidores. "Aqui não há nenhum empate", disse. "Aqui não há nenhuma meia-lua, mas uma lua cheia, com a unidade do povo boliviano". Mesmo apoiando-se nos 60% de votos favoráveis à nova Constituição (e nos 78% que aprovaram que se limite a extensão máxima das explorações agrárias a 5 mil hectares), o presidente anunciou a refundação de uma nova Bolívia, na qual se acabaram o colonialismo, o neoliberalismo e o latifúndio.

O presidente, que será submetido dentro de poucos dias a uma operação cirúrgica devido a um problema nasal, não ofereceu nenhum pacto, mas deixou aberta a porta para a "coordenação" necessária para implementar a Constituição. No entanto, a maioria dos analistas considera que Morales, que pode se apresentar para um segundo mandato presidencial, está analisando a possibilidade de antecipar as eleições e não esperar até 2010 para se submeter novamente às urnas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES