Famosas sofrem com efeito sanfona; confira aqui cinco dicas para evitá-lo

Deborah Secco, Kim Kardashian, Ellen Roche e outras celebridades já engordaram ou emagreceram bastante num tempo curto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nem as famosas escapam. Deborah Secco, Kim Kardashian e Ellen Rocche já passaram pelo efeito sanfona várias vezes. "O cérebro interpreta a eliminação de peso rapidamente como uma ameaça à integridade do organismo e queima menos calorias, ou seja, o metabolismo se torna mais lento. É uma forma de preservação, para que o peso perdido possa voltar. É assim que ocorre o efeito sanfona, onde as pessoas comem de "tudo" ou "nada" de uma só vez", explica a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp.

E o engorda-e-emagrece não é apenas um efeito estético: pode trazer malefícios à saúde. "Engordar e emagrecer rapidamente pode causar um enfraquecimento do sistema imunológico e o surgimento de doenças coronarianas", conta a nutricionista.

Geralmente, quem segue dietas muito radicais tende a sofrer com o efeito sanfona. "O desequilíbrio no metabolismo energético, devido à falta de alguns nutrientes, afeta diretamente na dificuldade na manutenção do peso. O melhor para uma perda de peso saudável é a tão falada reeducação alimentar, aliada à prática de exercícios físicos", diz ela.

O endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, dá cinco dicas que, segundo ele, são fundamentais para o organismo se acostumar com a perda de peso e não recuperar os quilos perdidos. Confira:

- Estipule horários para as refeições

- Estipule um dia da semana para comer "besteiras" que goste. Mas coma moderadamente!

- Evite excesso de sal

- Consuma dois litros de água diariamente

- Mastigue bem os alimentos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES