Águas-vivas causam 2,3 mil queimaduras no Rio Grando do Sul

Apesar de quantidade de queimaduras ser inferior à marca do ano passado, número está de acordo com as expectativas das autoridades para a época

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), águas-vivas causaram aproximadamente 2,3 mil queimaduras em apenas cinco dias no litoral do estado. 

Apesar de ser menor que a quantidade registrada no mesmo período de 2018, o valor está dentro das expectativas das autoridades litorâneas. Ao todo, na última temporada, foram registrados 111.417 ocorrências envolvendo águas-vivas no litoral gaúcho.

Enconstei  em uma água-viva: o que fazer?

A primeira coisa a ser feita é desgrudar o animal de sua pele. Para isso, especialistas recomendam utilizar a água do mar e pinças ou equipamentos similares para retirar a água-viva.

Após remover o animal, recomenda-se aplicar vinagre-branco no local para amenizar a dor e neutralizar eventuais venenos. Também é recomendo evitar, no primeiro momento, a utilização de água doce, uma vez que ela pode impulsionar a liberação de veneno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES