Atriz Fernanda Montenegro é eleita para a Academia Brasileira de Letras

Atriz de 92 anos foi escolhida para a cadeira número 17; ela ocupa a vaga que era do diplomata e político Affonso Arinos de Mello Franco

Fernanda Montenegro é eleita para a Academia Brasileira de Letras | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Candidata única à cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL), Fernanda Montenegro foi eleita nesta quinta-feira (4) a mais nova imortal da entidade. A atriz de 92 anos ocupará o posto vago desde março do ano passado, com a morte do diplomata e político Affonso Arinos de Mello Franco. A falta de concorrentes ao posto é apontada pelo meio como uma deferência à grande dama do cinema e da dramaturgia brasileira.

A sessão ocorreu a portas fechadas, em reunião com participações presenciais dos acadêmicos. A atriz recebeu 32 votos. Também houve dois votos em branco.

Fernanda Montenegro foi eleita nesta quinta-feira (4) a mais nova imortal da entidade“Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos, personagens, que marcaram gerações, passado, presente e futuro”, declarou o presidente da ABL, Marco Lucchesi.

A cadeira que será ocupada por Fernanda Montenegro tem como patrono o jornalista Hipólito da Costa e já pertenceu também ao filólogo e dicionarista Antônio Houaiss.

Fernanda Montenegro é até hoje a única brasileira indicada ao Oscar de melhor atriz, com a atuação em “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles, quando interpretou a protagonista Dora. O assunto voltou à tona recentemente, depois que Gleen Close deu declarações indignadas com o fato de a brasileira não ter ficado com a estatueta na edição de 1999. Na ocasião, o prêmio ficou com Gwyneth Paltrow, pela atuação em “Shakespeare Apaixonado”.

Reverenciada como grande dama da dramaturgia brasileira, a atriz estrelou mais de 70 peças de teatro, pelo menos 30 novelas e coleciona prêmios nacionais e internacionais. A obra de relevância com a qual se inscreveu no pleito da ABL foi sua a biografia “Prólogo, ato e epílogo”, lançada em 2019 pela Companhia das Letras.

A eleição da cadeira 17 é a primeira das quatro previstas para novembro. A academia permanece com quatro de suas 40 cadeiras vagas. Na próxima quinta-feira (11), será escolhido o substituto para o assento 11, que será disputado pelo cantor Gilberto Gil e pelo poeta Salgado Maranhão. Haverá disputas ainda nos dias 18 e 25.

Embora seja uma entidade dedicada à literatura, a ABL tem procurado se abrir mais à cultura popular, o que a tem permitido incorporar expoentes de outras artes. Um exemplo disto foi a eleição do cineasta Cacá Diegues em 2019. A candidatura de Gilberto Gil vai nesta mesma direção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES