Datena é condenado a pagar R$ 60 mil a homem acusado de estupro

Segundo o relator do processo, ministro Luís Felipe Salomão, Datena abusou do direito de expressão usando uma “narrativa sensacionalista”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou José Luiz Datena e o Grupo Bandeirantes a uma indenização de R$ 60 mil por danos morais a um homem que foi acusado, no ar, de ter cometido estupro. A decisão, do último dia 14 de maio, rejeitou embargos que questionavam a indenização e acusavam o Tribunal de Justiça de São Paulo de omissão. Ainda cabe recurso. As informações são do UOL.

Segundo a ação, Marco Aurélio de Paula teve imagem e nome divulgados no programa "Brasil Urgente", "atribuindo-lhe culpa pelo crime de estupro". Foi aberto um inquérito policial contra o suspeito na época, mas a polícia chegou à conclusão de que ele era inocente.

Segundo o relator do processo, ministro Luís Felipe Salomão, Datena abusou do direito de expressão usando uma "narrativa sensacionalista".

"A presente reportagem limitou-se a ouvir as declarações bastante vagas da suposta vítima e do delegado de polícia que, inclusive, não aduz a qualquer prova, mas identifica o autor reiteradas vezes sem qualquer necessidade senão de denegrir a sua imagem e de alavancar a própria audiência", diz um trecho da decisão.

"À época, ele não passava de mero acusado sendo, ao final da investigação, absolvido. É evidente que a reportagem transbordou os limites do exercício regular do direito de imprensa", completa.

Procurados, a Band e Datena não quiseram comentar a decisão. Por meio da assessoria de imprensa, a emissora disse que irá recorrer: "A Band, bem como seus profissionais, respeitam todas as decisões proferidas pelo Poder Judiciário, não lhes cabendo comentar o entendimento judicial. No caso em questão, será interposto o recurso adequado".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES