Exclusivo Endometriose: o que saber sobre a doença que afetou Raquel Dias

A apresentadora Raquel Dias esteve no consultório do médico ginecologista Dr. Tomyo Arazawa e deu detalhes do seu tratamento

Raquel Dias esteve no consultório do médico ginecologista Dr. Tomyo Arazawa | Reprodução- Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A apresentadora Raquel Dias usou suas redes sociais na tarde desta terça-feira (19) para dar detalhes de seu diagnóstico de endometriose.

Dias esteve no consultório do médico ginecologista Dr. Tomyo Arazawa e destacou que ele é um profissional renomado e reconhecido no mundo inteiro por seu trabalho de conscientização e tratamento dessa doença que acomete tantas mulheres.

‘’Realização de um sonho. Existe um tempo para todas as coisas. Mesmo com diagnóstico de endometriose tive 3 gestações de forma natural e pude experienciar o Deus que faz milagres. Eu também experimento agora o Deus que cura através dos melhores profissionais. Tão , mas tão grata a Deus. Ele prepara o melhor para nós e sim Ele é Deus de milagres. Não posso dar o crédito para outro! A minha vida é dele'', escreveu.

Em seu depoimento, a influenciadora digital reforçou que um de seus maiores testemunhos foi gerar dois filhos lindos e saudáveis. ''Espero que esse depoimento possa edificar sua fé. Sim, Ele faz e assim como fez na minha vida, se você confiar só nele e se entregar por completo, sem dúvidas, sem medo, Ele fará na sua’’, finalizou.

O que é a endometriose? 

É uma doença inflamatória, benigna, caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste o útero) fora do órgão. Durante a vida reprodutiva da mulher, as células do endométrio que revestem o útero descamam a cada menstruação.

Quando isso não acontece, o tecido invade outros órgãos e partes da área pélvica, chegando a ovários, trompas, intestino e bexiga. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 190 milhões de meninas e mulheres em idade reprodutiva no mundo sejam acometidas pela endometriose. 

Quais são os sintomas da endometriose?

Em alguns casos, a doença pode ser assintomática, ou seja, sem apresentar quaisquer sintomas. Mas, em boa parte dos casos, as mulheres com endometriose sentem dores. Tais dores são pequenos sinais que atrapalham durante seu dia a dia e podem impactar diretamente na qualidade de vida:

  • Cólicas menstruais intensas;
  • Dores durante a relação sexual;
  • Dor pélvica;
  • Dores ao urinar ou ao evacuar;
  • Fadiga, constipação ou diarreia no período menstrual;
  • Dificuldade de engravidar.

No entanto, não é a intensidade da dor que define a extensão da doença. O diagnóstico pode levar de entre 7 a 9 anos e muitas vezes a endometriose só é descoberta quando a mulher encontra dificuldade para engravidar.

Ainda que a maioria das mulheres considere a dor algo normal, esta é uma doença que pode levar à infertilidade. Sendo assim, o primeiro passo para diagnosticar o problema é realizar uma consulta com um médico ginecologista. Junto ao exame ginecológico clínico, também se somam exames de imagem, a ser solicitado pelo médico conforme os sintomas relatados. Nesse sentido, podem ser necessários ultrassom,  ressonância magnética e até laparoscopia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES