Filme sobre Chico Buarque teria sido censurado por embaixada

Longa seria exibido em outubro no Festival Cine de Brasil 2019

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O documentário 'Chico: Artista Brasileiro' (2015), que narra a trajetória musical do artista brasileiro Chico Buarque nos últimos 50 anos, teria sido censurado pela Embaixada do Brasil em Montevidéu. A informação foi revelada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo nesta sexta-feira (13).

Embaixada brasileira censura filme sobre Chico Buarque no UruguaiFoto: Wikimedia Commons / AnsaDe acordo com a publicação, o longa-metragem, dirigido por Miguel Faria Junior, seria exibido no próximo mês de outubro no Festival Cine de Brasil 2019, que é co-patrocinado pela embaixada. No entanto, o governo brasileiro avisou aos produtores responsáveis pelo evento que o filme estava proibido de integrar a mostra. O diretor da obra foi comunicado sobre a suposta censura pela empresa JBM Producciones do Uruguai por meio de uma carta.

Confira o texto na íntegra:

"Quero informar como vão as coisas a caminho da estreia, finalmente, de 'Chico' no Uruguai. Junto a nossa associada ENEC, que além de distribuidores são exibidores, tínhamos planejado estrear o filme no Festival Cine de Brasil 2019, que acontece em outubro, e, entre outros, é patrocinado pela Embaixada do Brasil em Montevideo.

Esta manhã recebi com surpresa uma mensagem do exibidor dizendo que lhe ligaram da embaixada para 'pedir' que NÃO seja exibido o filme de Chico neste festival. Se é lógico devido à situação política no Brasil, no Uruguai é muito grave que se censure a exibição de um filme, sendo que neste caso a JMB Filmes do Uruguai é distribuidora e esse ato afeta nossos interesses.

Acrescendo mais abaixo cópia da mensagem oficial de ENEC (sócios-proprietários da sala ALFA/BETA) me comunicando e um arquivo anexo de áudio de chamada de uma senhora, supomos que do Brasil, que avisa à sala da decisão da embaixada do Brasil no Uruguai".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES