Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso se pronunciam após denúncia do MP

O episódio de racismo vivido pelos filhos do casal em julho de 2022, voltou à tona nesta sexta-feira(12)

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso se manifestam após denúncia do MP | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O episódio de racismo vivido pelos filhos do casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, ocorrido em julho de 2022, voltou à tona nesta sexta-feira(12). O Ministério Público em Portugal denunciou a portuguesa Maria Adélia Coutinho Freire de Andrade por atacar com xingamentos Títi, de 10 anos, e Bless, de 9, além de um grupo de angolanos, durante uma viagem de férias da família no país europeu.

PRONUNCIAMENTO: Os atores se pronunciaram sobre a nova etapa do processo, com uma publicação em conjunto em seus respectivos perfis de Instagram. Leia o texto na íntegra:

"Há quase 2 anos fizemos uma acusação no Ministério Público de Portugal após nossos filhos e um grupo de angolanos serem vítimas de racismo. Racismo é crime e não pode ser banalizado. Inicialmente pedimos que a autora dos crimes fosse enquadrada em crimes previstos no artigo 240 do Código Penal Português que prevê punição para discriminação e incitamento ao ódio e à violência. A denúncia não foi aceita, mas nunca desistimos.

Hoje, podemos comemorar porque o Ministério Público aceitou nossa acusação por difamação e injúria racial e superou uma questão teórica sobre onde enquadrar o crime perante a lei. Vencemos, mas ainda é um pequeno passo. Entretanto, acreditamos que, se este processo puder conscientizar em questões de combate ao racismo, o mundo poderá, quem sabe um dia, ser mais igualitário. O próximo passo será o julgamento da racista. Esperamos voltar em breve para contar outra vitória. Porque acreditamos!

Agradecemos aos advogados portugueses Rui Patrício, Catarina Martins Morão e Teresa Sousa Nunes que permanecem ao nosso lado para que a justiça reconheça o racismo como um crime – um crime que discrimina, que fere a autoestima e não permite que pessoas negras tenham oportunidades. Um crime que mata em qualquer parte do mundo. E a gente precisa construir uma sociedade que entenda que o racismo não pode ser tolerado, nem em forma de ódio disfarçada de piada.

Giovanna e Bruno”.

DENÚNCIA: Segundo o jornal português "Público", Adélia teria insultado funcionários de um bar e os filhos dos atores. A denúncia diz que a mulher usou um "tom elevado e ameaçador", se referindo às crianças como "pretos imundos" entre outras ofensas e teria afirmado que "Portugal não é lugar para pretos". Giovanna e Gagliasso estiveram em Portugal para depor em junho de 2023, ocasião em que outras testemunhas também foram ouvidas. O caso agora será apresentado pelo MP à Justiça, que poderá ou não acatar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES