mais

Guto Barros, guitarrista marcante da banda Lobão morre no Rio

Guto Barros morreu, aos 61 anos, por causas ainda não reveladas.

Guto Barros, guitarrista marcante da banda Lobão morre no Rio
1 | Tita Berredo / Facebook Guto Barros

Se a maior proeza de uma guitarrista é fazer pelo menos um solo marcante que fique eternamente na memória afetiva do ouvinte de música pop, o carioca Guto Barros (30 de julho de 1957 – 25 de janeiro de 2018) sai de cena com a missão cumprida.

É dele o solo de guitarra da gravação original da balada Me chama (Lobão, 1984), uma das músicas mais emblemáticas do repertório de Lobão. A ponto de ter sido regravada por ninguém menos do que João Gilberto. É dele também o solo do primeiro registro fonográfico de Corações psicodélicos (Lobão, Bernardo Vilhena e Júlio Barroso, 1984).

Guto Barros morreu ontem, aos 61 anos, na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ), de causas não reveladas pelos filhos do compositor e músico no comunicado postado em rede social sobre o falecimento do artista.

Tendo estudado na referencial Berklee College of Music, escola norte-americana de música, Guto é nome associado ao mais informal rock brasileiro dos anos 1980. O toque da guitarra do músico faz parte, em especial, da história do controvertido Lobão. E também da trajetória de Evandro Mesquita, líder e mentor da banda Blitz.

\"
(Crédito: Tita Berredo / Facebook Guto Barros)


Barros chegou a participar de grupo que seria o embrião da Blitz. Contudo, o ingresso oficial de Barros foi na banda Lobão e Os Ronaldos. Como integrante desse grupo, Barros gravou o álbum Ronaldo foi pra guerra, lançado em 1984.

Foi no repertório desse álbum que a balada Me chama apareceu ao lado de músicas compostas por Guto Barros como Dr. RaimundoNão tô entendendoTeoria da relatividade (assinada com Lobão) e a composição-título Ronaldo foi pra guerra (assinada por ele em parceria com Hélcio e o próprio Lobão).

Mais tarde, a partir de 1986, quando a banda Lobão e os Ronaldos já havia sido dissolvida, Guto Barros se tornou parceiro de Evandro Mesquita quando o vocalista da Blitz tentou engatar carreira solo. Com Evandro, o guitarrista compositor fez músicas como Assim falou Sapaim (1986), Aeroplano azul inflável (1988) e Greg e sua gang (esta com a adesão de Chacal, 1986).

Nos anos 1990, Guto Barros integrou a banda Aerosex, cujo som era calcado em mix de blues e rock. Contudo, foi mesmo na década de 1980 que o guitarrista deixou a marca dele na geração pop brasileira.

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail