Jade Seba conta como mantém sua saúde bucal durante a gestação

Entenda a importância dos cuidados odontológicos na gravidez

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Que a gravidez é um momento extremamente delicado e especial, ninguém tem dúvidas, não é mesmo? Mas, o que poucas mamães sabem é que, além de cuidar do corpo e da mente, os cuidados odontológicos também são de extrema importância.

Há quem diga que os dentes ficam mais sensíveis no período de gestação, mas a dentista Daniela Fernandes  afirma que isso não passa de um mito. “Muitas gestantes acham que seus dentes ficam mais frágeis durante a gestação, facilitando o aparecimento de caries, por perderem cálcio durante o desenvolvimento do bebê. Porém, o cálcio dos dentes está em forma de cristais, logo não está biodisponível na circulação sistêmica. Todos os nutrientes para o desenvolvimento do bebê são obtidos na dieta. O que pode contribuir para um aumento na incidência de caries na gravidez é a mudança de hábitos alimentares, aumento da frequência alimentar (pois as gravidas se alimentam mais vezes ao dia), e os vômitos e enjoos, que levam ao aparecimento de erosões dentarias e descalcificações”, explica.

Ela ainda alerta que o problema mais comum entre as grávidas é a “gengivite gravídica”, caracterizada pela inflamação e sangramento gengival. O problema deve ser tratado o quanto antes, evitando sua evolução para a forma mais grave (periodontite). Estudos associam esse problema à maior incidência de partos prematuros e bebês com baixo peso ao nascimento. A prevenção e o tratamento da periodontite deve ser considerada como parte dos cuidados pré-natais.

A influencer e mamãe do ano Jade Seba afirma que, apesar da correria diária, não deixa de lado sua saúde bucal. Ela conta que o único problema que teve foi um pequeno sangramento na gengiva logo no início da gestação, mas que logo foi controlado. “Me preocupo com minha saúde e beleza como um todo, e gosto muito do meu sorriso! Quando engravidei, estava acabando meu tratamento com aparelhos invisíveis, e continuei sendo acompanhada durante a gestação com limpezas periódicas”, afirmou durante entrevista. Ela ainda deu a dica para suas seguidores: “Escovo os dentes e uso o fio dental diariamente. Além disso, é super importante o acompanhamento odontológico durante todo o período”.

Para as mamães ficarem cientes, a dentista Daniela Fernandes alerta que o ideal é fazer o acompanhamento durante toda a gestação, visto que a resposta gengival à placa bacteriana é acentuada, devido às alterações hormonais. Sendo assim, os sangramentos gengivais podem ocorrer em qualquer período.

Quanto aos cuidados diários, estão a escovação adequada após todas as refeições e o uso do fio dental. Bochechos só devem ser utilizados com indicação do dentista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES