Justiça inocenta Shakira por denúncia de plágio

Cantor Cubano denunciou a cantora por achar que uma de suas músicas foi copiada.

| Shakira em turnê. Foto: GTRES
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Plágio é coisa séria, não só na academia mas na música também. Mais uma vez o nome da cantora colombiana Shakira vem à tona aos tribunais espanhóis. Ela e o e o produtor Carlos Vives,  foram absolvidos pela justiça em um processo por suposto plágio da música "La Bicicleta", anunciou o tribunal espanhol nesta quinta (16).

O cantor Cubanoi Livam acusou a cantora e seu compositor de que a música era uma cópia de sua canção "Yo te quiero tanto". Depois de ouvir as partes envolvidas no processo, o tribunal mercaltil anunciou que "rejeita a demanda". 

"A letra da música é igual em quatro palavras (...) quanto à melodia não há coincidência alguma; a velocidade do ritmo e a harmonia também são diferentes", afirma a sentença.

"Em resumo, não existe de nenhuma maneira plágio", concluiu a promotoria de Barcelona.

Shakira em turnê. Foto: GTRES

Liván Rafael Castellano, conhecido como Livam, e sua gravadora MDRB Music Publishing apresentaram ação de plágio contra os dois cantores colombianos, assim como o produtor Andrés Castro e a gravadora Sony.

A briga está em semelhaças das palavras nas composições.  O tribunal admitiu a semelhança, mas afirmou que "a frase é uma expressão comum, utilizada em todo tipo de canções e textos ao longo da história".

Em seu depoimento, a estrela da música afirmou que "nunca havia escutado a canção de Livam" e defendeu que a composição "não tem nada de parecido".

Shakira já teve seu nome envolvido por plágio em 2014, quando a justiça americana decidiu, em primeira instância, que a música "Loca" era uma cópia ilegal de uma composição de um dominicano. 

A estrela da música, com 42 anos, mora em Barcelona e deve retornar aos tribunais em junho para depor como investigada por uma suposta fraude fiscal de 14,5 milhões de euros. 

ouça as letras:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES