Lendário baterista do Cream, Ginger Baker, morre aos 80 anos

Músico ficou conhecido por fazer parte do supergrupo ao lado de Eric Clapton e Jack Bruce nos anos 1960. Na semana passada, a família comunicou internação em estado grave e pediu orações.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O baterista Ginger Baker, que fez parte do supergrupo Cream na década de1960 ao lado do guitarrista Eric Clapton e o baixista Jack Bruce, morreu neste domingo aos 80 anos.  A notícia foi confirmada por meio da conta que o músico mantinha no Twitter. "Estamos muito tristes de comunicar que Ginger morreu em paz no hospital nessa manhã. Obrigado a todos pelas palavras gentis nas últimas semanas."  As informações são da Revista Monet. 

O músico havia sido internado em estado grave uma semana atrás, com a família pedindo orações dos fãs. No entanto, Baker enfrentava problemas de saúde já há algum tempo. Em 2013, ele revelou que o tabagismo o lebou a ter uma doença pulmonária. Também chegou a dizer que foi diagnosticado com uma artrite crônica.

Três anos depois, passou por uma cirurgia cardíaca, relatada no seu blog. "Acabei de ver o doutor.... tenho uma notícia chocante... não teremos mais shows para esse velho baterista... tudo está cancelado... de todas as coisas nunca imaginei que seria o meu coração [que o levaria à aposentadoria]".

Divulgação

Ginger Baker é considerado um dos maiores nomes da bateria em todos os tempos. Começou no instrumento aos 15 anos, sob orientação de Phil Seamen, um dos bateristas de jazz mais renomados do Reino Unido. Encontrou com Jack Bruce e formou junto com a Graham Bond Organisation. No entanto, em uma conversa com Eric Clapton, em 1966, ele teve a ideia de formar o supregrupo com o guitarrista e seu colega Bruce.

A banda foi uma das mais influentes da década de 1960, com músicas que se tornaram clássicos do rock, como 'Sunshine of Your Love', 'I Feel Free', 'White Room' e 'Badge'. Mas os seguidos desentendimentos entre Baker e Bruce fizeram com que o supergrupo só durasse até 1968. Na carreira, Baker formou outro supergrupo com Clapton, o Blind Faith, que também contava com o tecladista Steve Winwood. Gravou durante os anos 1970 e 1980 com diversos músicos, além de projetos solo.

Divulgação

Baker se reuniu duas vezes com os ex-colegas de Cream - a primeira em 1993, para a nomeação da banda para o Hall da Fama do Rock and Roll, e a segunda em 2005 para shows no Madison Square Garden, em Nova York, e Royal Albert Hall, em Londres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES