Lojistas de Niterói querem retirar nome de rua em homenagem a Paulo Gustavo

Lojistas argumentam que precisarão arcar com os custos de alterar o endereço em materiais de marketing, e também nos documentos de suas empresas.

Lojistas de Niterói querem retirar nome de rua em homenagem a Paulo Gustavo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói) pede ao prefeito da cidade, Axel Grael (PDT), que reverta a alteração do nome da Rua Coronel Moreira César, que foi rebatizada para Rua Paulo Gustavo após a morte do ator.

O presidente da entidade, Charbel Tauil, afirma ao UOL que a mudança prejudica os comerciantes da região. Ele argumenta que os lojistas precisarão arcar com os custos de alterar o endereço em materiais de marketing, e também nos documentos de suas empresas, já que fornecedores não fecham contratos caso o nome da rua esteja diferente no endereço de entrega e no CNPJ.

Questionado pelo UOL se o sindicato já recebeu reclamações sobre problemas do tipo desde a mudança, que aconteceu no dia 19 de maio, Tauil respondeu que não, porque a instituição não tem esse tipo de alcance com os filiados.

Placa da rua Ator Paulo Gustavo - Imagem: ANDRÉ CYRIACO/ESTADÃO CONTEÚDO 

Em ofício enviado à Prefeitura no dia 10 de maio, antes da aprovação da mudança, o sindicato afirma que vê como "justíssima" a homenagem, mas questiona a consulta pública que a originou: "A pergunta da consulta ('Você concorda com a substituição do nome do Coronel Moreira César, em Icaraí, pela Rua Ator Paulo Gustavo?') não deixava margem para nenhuma outra sugestão, praticamente direcionando o votante".

Tauil também questiona a "temporalidade" da pergunta: "A consulta foi feita no mesmo dia da morte. Na emoção, obviamente 100% da população vai dizer sim".

Desde a mudança, celebridades como Fábio Porchat, Tatá Werneck e Regina Casé mencionaram o novo nome da rua. Questionado pelo UOL se a homenagem poderia beneficiar os comércios aumentando a circulação na região, Tauil respondeu:

É bonito? É bonito, mas imagina mudar o seu nome? É a sua história. - Charbel Tauil, presidente do Sindilojas Niterói.

No ofício, a entidade argumenta: "Guardadas as devidas proporções, imagine o Rio de Janeiro trocar o nome da Avenida Rio Branco, ou São Paulo rebatizar a Avenida Paulista. Pois é o que, numa escala obviamente muitíssimo menor, a Moreira César representa para Niterói".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES