Mãe e filhos homenageiam Gugu com campanha 1 ano após morte

O apresentador morreu aos 60 anos após sofrer um acidente em sua casa na Flórida, nos Estados Unidos, no dia 21 de novembro do ano passado.

Lançamento da campanha Gugu Vive | Foto: Manu Scarpa/Brazil News
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

João Augusto, filho mais velho de Gugu Liberato, se emocionou ao abraçar a avó, Dona Maria do Céu, mãe do comunicador, durante o lançamento da campanha 'Gugu Vive' de incentivo à doação de órgãos nesta quinta-feira (19), em São Paulo. O apresentador morreu aos 60 anos após sofrer um acidente em sua casa na Flórida, nos Estados Unidos, no dia 21 de novembro do ano passado.

"Ele querer doar os órgãos e a gente concordar com isso, querer fazer a vontade dele foi o que acalmou nossos corações. Nós estamos felizes em estar aqui de realizar esse desejo tão nobre do meu pai quando estava vivo. Meu pai era uma pessoa muito generosa e isso não mudou depois que ele partiu. A campanha nos ajudou confortando nossos corações e meu pai ajudou muitas pessoas com a doação. Ele sempre queria ajudar o próximo, queria ver felicidade e o fato de ele continuar fazendo isso depois da morte é muito reconfortante. Sinto meu pai todos os dias, sinto que ele está comigo e esse sentimento me acalma", disse João Augusto durante uma coletiva de imprensa on-line.

João Augusto abraça a avó, Dona Maria do Céu (Foto: Manuela Scarpa/Brazil News) 

Além de João Augusto e de Dona Maria do Céu, o evento contou com a presença das gêmeas Marina e Sofia Liberato, de Aparecida e Amandio Augusto, irmãos de Gugu, do Dr. José Huygens Parente Garcia, que é presidente da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) e de Carol Cohen, da Colabore com o Futuro. João Augusto, Marina e Sofia são filhos de Gugu com Rose Miriam.

"A gente quis fazer parte dessa campanha. Todo dia que eu pinto na minha escola, lembro do meu pai", afirmou Sofia. "Eu acho que meu pai está muito alegre lá em cima sabendo que estamos fazendo parte dessa campanha, que é o que ele sempre quis: doar órgãos. Tenho quadros, porta-retratos do meu pai em casa e toda noite, antes de dormir, dou um beijinho", disse Marina.

Lançamento da campanha Gugu Vive (Foto: Manu Scarpa/Brazil News) 

A mãe de Gugu também contou como se sentiria se tivesse a chance de abraçar a pessoa que recebeu o coração de Gugu. "Acho que vendo essa pessoa, estaria vendo o meu filho. Vou fazer tudo para achar essa pessoa. Só isso que eu quero falar, não quero falar mais nada. Quando pediram para doar os órgãos, eu não queria. Eu achava que a pessoa ia ficar deformada. Depois aceitei. Então eu estava triste e agora estou triste por não ter aceitado porque era o que ele queria, eu não podia deixar de doar. Ele deve estar muito feliz lá onde ele estiver", disse Dona Maria do Céu.

Aparecida Liberato, irmã de Gugu, também falou sobre a campanha. "Hoje é um dia especial. Nós estamos realizando aqui, não é algo que escolhemos... Foi o Gugu. Ele falou em vida que queria doar os órgãos e nós apenas consentimos. A campanha surgiu a partir dele. Em vida, Gugu sempre realizou o que gostava e o que queria, que era realizar sonhos das pessoas, inspirar. E é exatamente isso que essa campanha se propõe", contou ela.

Maria do Céu no no lançamento da campanha Gugu Vive (Foto: Manu Scarpa/Brazil News) 

Gugu morreu no dia 21 de novembro de 2019, depois de um trágico acidente doméstico em Orlando, na Flórida. Atendendo a uma vontade dele, seus órgãos, tecidos e ossos foram doados e, segundo a Our Legacy, instituição que cuidou de todos os trâmites referentes à retirada, conservação e intermediação com os pacientes necessitados, cerca de 50 pessoas foram beneficiadas com esse ato.

O objetivo da campanha é incentivar as pessoas a seguirem o exemplo de Gugu declarando-se doadoras. Informações do Registro Brasileiro de Transplantes dão conta de que em 2019 a taxa de doadores efetivos no Brasil cresceu 6,5%. A grande divulgação na mídia nacional sobre a doação dos órgãos e tecidos do apresentador, na Flórida, foi um fator decisivo para esse crescimento.

Lançamento da campanha Gugu Vive (Foto: Manu Scarpa/Brazil News) 

CAUSA NOBRE

No Brasil, 41.455 pessoas aguardam por um órgão (dados do primeiro semestre de 2020). Somente no primeiro semestre de 2020, 1384 pessoas morreram durante essa espera. A negativa familiar é um dos principais motivos para que um órgão não seja doado no país. Uma das razões para essa recusa é a falta de conhecimento sobre o que é a morte encefálica, além de outros mitos relacionados à doação de órgãos.

Em 2020, os números de doadores de órgãos, que já estavam abaixo do esperado pelo Ministério da Saúde, tiveram uma queda de 32% nas doações de órgãos entre o primeiro óbito registrado por Covid-19 até o final de junho de 2020, impactando negativamente em 43% o número total de transplantes de todos os órgãos.

Embora a grande maioria da sociedade veja a doação de órgãos e tecidos como um ato de solidariedade e amor, ela sempre acontece em um momento de extrema dor e só se concretiza após a autorização dos familiares. Trata-se de uma decisão difícil a ser tomada em um momento extremamente dolorido. O impacto de receber a notícia de uma morte inesperada é imensurável e tomar decisões em um momento como esse não é fácil para ninguém.

Protagonizada pela família do apresentador, a campanha 'Gugu Vive' foi desenvolvida em parceria com a Colabore com o Futuro (negócio social que tem como objetivo ampliar o acesso da população à saúde), o Escritório de Advocacia Carlos E. F. Regina e a jornalista Esther Rocha, contando com o apoio da ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

A partir desta quinta-feira (19) várias ações conjuntas com os meios de comunicação acontecerão com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, esclarecer alguns mitos e explicar a importância de conversarmos com nossas respectivas famílias sobre o assunto.

Em um comercial para TV e internet, João Augusto, Marina e Sofia Liberato, Maria do Céu,  Aparecida e Amandio Augusto convidam as pessoas a se declararem doadoras e dividem a sua experiência de autorizar a retirada dos órgãos em um momento tão difícil. "Gugu nos mostrou que fazer o bem nos ajuda a diminuir a dor. Com a doação de seus órgãos, pudemos dar uma oportunidade de recomeço e alegria para outras famílias, e isso nos trouxe paz em um momento difícil".

Além do vídeo, a campanha 'Gugu Vive' conta com banners digitais e um filtro de Instagram que será divulgado para motivar as pessoas a postar em seus storys e marcar suas respectivas famílias para que estejam cientes dessa escolha. Todo material promocional será enviado aos meios da comunicação (emissoras de tv, portais, sites e blogs, rádios, jornais, revistas) com um pedido de engajamento como apoiadores. Todos os profissionais envolvidos na campanha trabalharam como voluntários. Assim foi possível a criação, organização, produção de áudio, vídeo e material gráfico sem custo algum.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES