Paixão de Cristo em Floriano, no Piauí, tem atores globais; saiba quais!

O Grupo Escalet apresenta, desde 1996, a maior Paixão de Cristo do Piauí. Este ano, o evento acontece nos dias 15 e 16 de abril no Teatro Cidade Cenográfica.

Caio Blat estará na Paixão de Cristo de Floriano | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Floriano sedia a maior Paixão de Cristo do Piauí e atrai milhares de fieis em razão do espetáculo, além do turismo religioso por suas catedrais e paróquias, movimentando a economia local. Conforme o último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí é o Estado mais católico do país, com cerca de 80% da população se declarando adepta da religião em 2010. 

O Grupo Escalet apresenta, desde 1996, a maior Paixão de Cristo do Piauí. Este ano, o evento acontece nos dias 15 e 16 de abril no Teatro Cidade Cenográfica, com roteiro aperfeiçoado e cenários renovados, além de convidados especiais, como Caio Blat, Ana Cecília Costa, Ernani Moraes, Leona Cavalli e Suely Franco.

Caio Blat interpreta Jesus Cristo. Crédito: Divulgação.

Faltando menos de um mês para a encenação que narra a história de Jesus Cristo, a vendedora ambulante Maria do Carmo, de 58 anos, aguarda ansiosamente a renda extra proporcionada pela realização do evento.Ela trabalha há oito anos na Paixão de Cristo.

“Eu trabalho com barracas de cachorro-quente, bombom e água nas festas e festejos da cidade, mas é na Paixão de Cristo que minha renda melhora. O pessoal vem e chega mais cedo para assistir e traz a família, porque é muito bom assistir uma coisa linda dessa, e eu fico vendendo meus produtos. Já disse até para as outras barraqueiras que, lá no Teatro, o público come o alimento de Deus, que é a palavra, e aqui eles podem forrar o estômago”, afirma.

Para Rosa Deusa, costureira e figurinista, a renda extra proporcionada pela realização do evento na cidade é importante. Este ano, ela é a responsável pela renovação dos figurinos dos atores, inclusive do elenco nacional convidado. 

“O Grupo Escalet [de Teatro], para mim, é uma fonte de renda. É desse trabalho que eu tiro um dinheiro, é uma grande ajuda. Passo o ano todo esperando a Paixão de Cristo porque sei que vai entrar alguma coisa. E são muitos os projetos que o Grupo Escalet realiza na cidade e que a gente trabalha junto”, destaca. 

Para além do retorno financeiro, Rosa Deusa revela a importância social e, até mesmo pessoal, do Grupo de Teatro. 

“São pessoas que me ajudam na minha convivência, pessoas boas, amigas, que levantam a gente. Estava enfrentando uma crise muito difícil, de depressão, há mais de seis meses, e eles me ofereceram esse trabalho da Cidade Cenográfica. Eles insistiram para que eu pegasse o serviço. O trabalho deles em Floriano é indispensável. Os jovens se empenham e precisam de algo assim, precisam aprender coisas boas, que os levem para um bom caminho, tenho orgulho de dizer que faço parte dessa família”, pondera. 

Fé 

O Conselheiro Paroquial da Catedral São Pedro de Alcântara e Guia Turístico, Wellington Pereira, dá detalhes sobre o forte turismo religioso da Princesinha do Sul. 

Arena onde acontece espetáculo. Crédito: Divulgação.

“Floriano nasce na parte cultural, religiosa e histórica, tendo como então padroeiro principal São Pedro de Alcântara. Na época, a cidade ainda não era Floriano, mas sim Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara. Inclusive, este ano, a Catedral completa 100 anos da sua construção. Ela é um belo cartão postal da cidade, tombada pelo patrimônio histórico e que atrai milhares de turistas, sobretudo em outubro, quando acontecem os festejos do padroeiro”, explica.

Com o crescimento da cidade, a religiosidade também se expandiu e a fé em torno de Nossa Senhora das Graças e São Francisco de Assis também atrai fieis de cidades vizinhas e de outros estados do país. 

“Temos ainda o Mosteiro das Monjas Concepcionistas, que foi trazido pelo ex-bispo diocesano Dom Fernando Panico; a Ordem da Imaculada Conceição que festeja a padroeira Santa Beatriz. No bairro Alto da Guia, há os festejos da padroeira Nossa Senhora da Guia; a São Pio também. Além, é claro, da encenação da Paixão de Cristo no segundo maior teatro a céu aberto do Brasil”, completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES