Record sofre ataque hacker e interrompe a programação ao vivo

A invasão do sistema aconteceu por volta das 9h quando era exibido o programa Fala Brasil. O programa só terminaria às 12h

jornal | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ataque hacker surpreendeu funcionários e público da Record TV na manhã deste sábado (8/10). Diante do ocorrido, a emissora foi obrigada a interromper a exibição ao vivo. A invasão do sistema aconteceu por volta das 9h quando era exibido o programa Fala Brasil. O programa só terminaria às 12h.

Programa Fala Brasil foi interrompido e saiu do ar - Foto: Reprodução

Para a coluna LeoDias, fontes informaram que a Record estaria enfrentando problemas, não conseguindo exibir programas ao vivo. Outro fator preocupante relatado é que existiria o risco de que todo o sistema de arquivos se perdesse com o ataque.

Os funcionários acabaram sendo dispensados até que a situação seja resolvida. Após o ocorrido, o público usou as redes sociais para relatar dificuldade em acompanhar a programação ao vivo no aplicativo do serviço de streaming da Record, o PlayPlus.

No entanto, o tempo real do reality rural A Fazenda parece não ter sido afetado pelo ataque hacker e é transmitido normalmente. A assessoria de imprensa da Record TV, foi procurada, mas ainda não se pronunciou.

Afiliada da Globo em Goiás também já sofreu ataque hacker

O Grupo Jaime Câmara, responsável pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, sofreu um ataque hacker no último dia 25 de setembro, que bloqueou o acesso aos sistemas da empresa. O grupo também opera a rádio CBN Goiânia e é dono dos jornais O Popular e Jornal do Tocantins.

O ataque cibernético foi confirmado pelas redes sociais da TV Anhanguera na noite de segunda (26). Segundo a nota, os dados dos usuários estão protegidos por criptografia e não há risco de vazamento. Os sites dos quatro veículos seguem fora do ar na tarde desta quarta-feira (27). Já os sites hospedados nos servidores da Globo, como o G1 Goiás e o Globo Esporte de Goiás, estão funcionando.

Ofensivas que bloqueiam o acesso aos sistemas de uma empresa geralmente são feitas com o chamado ransomware. Nesse método, criminosos invadem os computadores e criptografam os arquivos (ou seja, exigem uma senha para acesso). Para normalizar o sistema, cobram um resgate.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES