Saiba como os insetos sobrevivem no inverno

Por terem sangue frio, os insetos sofrem mais no inverno

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os insetos são criaturas de sangue frio, o que significa que eles são especialmente suscetíveis às temperaturas baixas. Então, para conseguir sobreviver esse período do ano, os animais desenvolveram uma série de estratégias de adaptação que garantem a continuidade da espécie.

Migração

Os insetos que têm a migração como uma das características da espécie não perdem tempo quando as temperaturas caem. A borboleta-monarca é um exemplo dos insetos que escolhem lugares mais quentes para passar o inverno. Dessa maneira, os insetos viajam em busca de um clima mais ameno e retornam na primavera, quando o sol volta a esquentar sua região de origem.

Inatividade

Sabe-se que muitos insetos buscam abrigos para que possam fazer uma pausa. Isso significa que eles entram em um estado inativo de desenvolvimento, que é parecido com o processo de hibernação dos mamíferos. Para isso, os insetos acumulam camadas extras de gordura e reduzem a quantidade de água que possuem dentro do organismo.

A eliminação da água, que congela em temperaturas relativamente mais altas se comparada com outros líquidos, é fundamental para criar um ambiente que torne a formação de gelo impossível. Eles também se livram de quaisquer rastros de comida, pó ou bactérias, já que uma simples partícula de pó é suficiente para que a água cristalize. Caso contrário, o líquido pode esfriar até - 42° C sem congelar.

As diferentes estratégias das espécies

Larvasovos (que são fases do desenvolvimento em que o inseto não precisa se alimentar) e pupas (em que  é possível encontrar espécies que não se alimentam ativamente) conseguem sobreviver a temperaturas bem baixas. Por isso, podemos encontrar o casulo de algumas espécies, como o bicho-da-seda, presos nos galhos de plantas durante o inverno. Em geral, as folhas ou demais galhos das plantas são suficientes para servir como abrigo do frio.

Já a maior parte dos insetos adultos busca se esconder em lugares onde possam se manter aquecidos e não sejam facilmente encontrados por aves e esquilos. Entre os que se abrigam nas cascas das árvores, é comum encontrá-los na parte mais baixa do tronco, onde existem chances de entrar em contato com o calor do sol. Outras espécies, como as joaninhas, escolhem vão de prédios, sótãos, celeiros e outras estruturas em que possam ficar longe do frio.

Por outro lado, os insetos que tem um comportamento coletivo, como formigas e cupins, ficam em colônias construídas há muitos metros de profundidade da crosta terrestre congelada, onde eles têm enormes quantidades de alimento estocadas.

As abelhas também pensam no coletivo e se agrupam em uma forma compacta semelhante a uma bola. No interior dessa estrutura, as abelhas geram calor ao vibrar os músculos de suas asas, enquanto os insetos de fora permanecem imóveis para isolar o calor. Elas revezam as posições, sendo que a abelha rainha é sempre mantida aquecida no centro do grupo.

Os insetos aquáticos, como libélulas e efêmeras, passam o inverno como ninfas (um de seus estágios de desenvolvimento) e aproveitam para se alimentar bastante e alcançar a fase adulta no início da primavera. Ainda, esses insetos buscam águas mais quentes conforme a necessidade, além de terem passado por um processo de adaptação que diminui a temperatura em que eles começam a congelar.

Por fim, alguns insetos simplesmente não conseguem escapar do rigoroso inverno e precisam dar um jeito de se adaptar à superfície coberta de gelo. A tolerância ao congelamento é um fenômeno mais comum no Hemisfério Sul, onde o clima varia mais facilmente.

Por isso, alguns tipos de lagartasbaratas e outros insetos desenvolveram um mecanismo que permite que eles congelem propositalmente parte de seus corpos (de maneira específica e em períodos específicos) para evitar os efeitos nocivos do gelo. Isso é importante para evitar choques térmicos ou um congelamento total, que são fatores que podem ser fatais para os insetos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES