Sapinho: conheça a doença da qual Viih Tube escapou após beijar 46 pessoas

Viih Tube comemorou não ter pego sapinho depois de beijar 46 na Farofa da Gkay. Saiba quais são sintomas, causas e tratamento da doença

Sapinho: conheça a doença da qual Viih Tube escapou após beijar 46 pessoas | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos dias, a youtuber e ex-BBB Viih Tube mostrou que tem curtido bastante a fase solteira. Em vídeo feito por Matheus Mazzafera, a influenciadora revelou que beijou 46 bocas durante os três dias de festa da Farofa da Gkay, em Fortaleza.

Nas redes sociais, Viih Tube comemorou ter escapado de doença conhecida por ser transmitida pelo beijo. “Não peguei sapinho, gente, isso que importa”, brincou. Mas você sabe o que é o sapinho?

Ex-BBB curtindo na fafora da GKay- Foto: Reprodução/Redes sociais

Chamada candidíase oral, a infecção é causada pelo fungo Candida albicans. A doença afeta principalmente bebês e adultos com sistema imune debilitado.

O fungo que causa o sapinho é encontrado naturalmente na pele e nas mucosas e, por isso, pode ser transmitido pelo contato boca a boca. O problema acontece quando a Candida se desenvolve em excesso.

Alguns fatores favorecem esse comportamento, como doenças endócrinas, no sangue ou no sistema imunológico, deficiência de nutrientes, má higiene bucal, tabagismo, entre outros.

Sinstomas

Os principais sintomas são placas brancas e aftas que se formam nos lábios, língua e bochechas, além de dor e ardência na região. Em casos mais graves, pode haver inflamação no esôfago, que causa dificuldade para engolir.

No geral, o tratamento pode ser feito em casa com a aplicação de um antifúngico indicado pelo médico. Também é importante manter cuidados, como escovar os dentes pelo menos três vezes por dia e evitar alimentos gordurosos e com açúcar.

Para não passar por esse incômodo, a prevenção é simples. O ideal é ter uma higiene bucal adequada, fazer visitas regulares ao dentista e manter hábitos saudáveis, que fortalecem o sistema imunológico.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES