Farinhas de frutas ajudam perder peso e mantêm a pele jovem

Farinhas extraídas das cascas de diversas frutas estimulam o correto funcionamento do organismo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Farinhas produzidas a partir de cascas de frutas como maçã, uva, amora, laranja, maracujá e banana verde são conhecidas por estimular o correto funcionamento do organismo. Além desta importante função, o pó também pode ter benefícios estéticos, ajudando na perda de peso e no combate à ação do tempo na pele.

Ricas em fibras, vitaminas e substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento celular precoce, as farinhas de frutas são indicadas às pessoas que procuram perder peso, pois tornam a absorção de carboidratos e gorduras mais lenta e ainda aumentam o chamado bolo alimentar - formado quando a comida é processada e digerida pelo estômago.

?De forma geral, as cascas das frutas atuam no emagrecimento porque contribuem para a saciedade da forme, pois o alimento fica retido por mais tempo no estômago. Por isso, quando associada a uma dieta alimentar, as farinhas de frutas podem proporcionar uma perda de até três quilos por mês?, explica Sylvana Braga, nutróloga, especialista em prática ortomolecular e sócia-fundadora do segmento São Paulo da Academia Brasileira De Medicina Antienvelhecimento (ABMAE).

Confira, abaixo, os nutrientes existentes nas cascas de frutas e a relação dos benefícios oferecidos por cada uma delas:

Farinha de uva vermelha: antioxidante natural, evita acidentes vasculares e problemas cardíacos, além de diminuir as taxas do mau colesterol. A farinha de uva vermelha também ativa a circulação, inibindo o aparecimento de varizes. Além disso, retarda o envelhecimento e ajuda no combate das doenças de pele.

Farinha de amora: fonte de substâncias antioxidantes, como flavonoides e polifenois, combate o excesso de radicais livres e previne o envelhecimento precoce da pele.

Farinha de banana: com alto teor de fibras de amido resistente, ela auxilia no emagrecimento e no bom funcionamento do organismo. Por ser rica em vitaminas A, B e C, a farinha tem ação antioxidante, contribuindo para a melhora da hidratação e rigidez da cútis.

Farinha de maracujá: com pectina, substância que bloqueia a absorção de gorduras pelo intestino, auxilia no emagrecimento e na diminuição do mau colesterol. Por conter vitamina A, trata acne e combate rugas, além de acalmar peles irritadas.

Farinha de laranja: rica em fibras naturais e pectina, ela reduz o apetite, regula o funcionamento do intestino, contribui para a redução do colesterol e ativa o metabolismo. Além disso, a produção de colágeno da pele é aumentada em razão da vitamina C da fruta.

Farinha de maçã: graças à ação da pectina, ajuda na redução do mau colesterol e triglicérides, além de aumentar a saciedade e reduzir a fome. É, também, um importante anticancerígeno. Os flavonoides presentes na fruta possuem ação antioxidante e adstringente na pele.

Medida certa

Apesar dos benefícios do produto, é importante não exagerar. A quantidade máxima a ser ingerida diariamente é de três colheres (de sopa), associadas ao leite, iogurtes, vitaminas, saladas, tortas, sopas ou massas.

?Para obter um bom resultado, ainda é fundamental manter a alimentação equilibrada. Do contrário, os efeitos desejados não serão obtidos?, ressalta André Resende, fitoterapeuta, autor dos livros ?Emagrecer é só querer? e ?Almanaque do Brasileirinho?.

A farinha feita com cascas de frutas - liberada para pessoas de todas as idades, sem riscos de efeitos colaterais - pode ser encontrada em estabelecimentos de produtos naturais, mas também pode ser preparada em casa. Para isso, basta colocar a fruta escolhida (lavada, cortada e seca) numa travessa refratária e levá-la ao forno por 30 minutos. ?Em seguida, é só triturar e coar as cascas e colocá-las num frasco de vidro. O consumo deve ser feito em até 15 dias?, ensina Sylvana.

Mas atenção: é preciso beber pelo menos oito copos de água por dia. Isso porque as fibras precisam de líquido pra ajudar o intestino a funcionar bem. Sem água, o efeito pode ser contrário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES