Festa do Zé Pereira deve reunir 100 mil foliões; estima a Prefeitura de Timon

Festa do Zé Pereira deve reunir 100 mil foliões; estima a Prefeitura de Timon

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


A Prefeitura Municipal de Timon está traçando estratégias junto às secretarias e polícias para que o tradicional Zé Pereira de Timon aconteça de forma satisfatória. As equipes de segurança, saúde, vigilância sanitária, iluminação, limpeza e cultura estão estudando a melhor maneira de atender a população, visto que o carnaval de rua deve levar mais de 100 mil carnavalescos às ruas da cidade nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

Além da questão cultural do evento, o Zé Pereira de Timon movimenta a economia local e atrai turistas de outras localidades. Com a festa, a Prefeitura Municipal de Timon especula que circule pela cidade de dois a três milhões de reais em serviços, desde os barraqueiros até comerciantes locais, restaurantes e a rede hoteleira. E, para deixar tudo ainda mais divertido e animado como todo folião merece, este ano a programação do evento promete ferver Timon com muita música, dança e alegria.

No primeiro dia a festa será animada pelas bandas La Noiz, Léo Santana, Levaê e BB Chorão, já no segundo o carnaval fica por conta de Triballes, Robyssão, Aviões do Forró e Coneccia. Também estarão nas ruas 13 blocos que mobilizarão a cidade inteira, partindo da Avenida Piauí. Os blocos serão responsáveis pela agitação antes e após as bandas, e os mais animados serão premiados pelo destaque no pré-Carnaval de Timon.

Segurança terá reforço maior este ano

Para que os foliões possam circular à vontade e em segurança pelas ruas e avenidas de Timon durante o evento, a Prefeitura Municipal de Timon segue estabelecendo estratégias junto à Guarda Civil Municipal, que disponibilizará todo o seu efetivo para realizar de forma satisfatória a segurança do evento. Para evitar assaltos e furtos, a Polícia Militar também estará presente. Carros e motos também estarão a disposição dos policiais para que as rondas e abordagens sejam ainda mais eficazes, deixando a população e os carnavalescos ainda mais seguros.

Essas viaturas permitirão que o efetivo possa atender toda a cidade com agilidade e rapidez, de modo que nenhuma demanda fique de fora. E como forma de reforçar mais ainda a segurança do Zé Pereira de Timon, a Prefeitura também vai disponibilizar seguranças particulares, que circularão todo o percusso do carnaval fora de época. Serão 300 agentes extras, 100 a mais que no Zé Pereira do ano passado. Eles funcionarão no intuito de manter a ordem e garantir uma festa sem transtornos para a população.

O Departamento Municipal de Iluminação Pública (DEMIP) vai acrescentar uma nova iluminação para os dias de Zé Pereira. A Avenida Piauí será beneficiada com 28 novos refletores, além da eficaz iluminação de LED implementada recentemente. Uma boa iluminação garante uma melhor visibilidade, facilitando a circulação das pessoas, blocos e trios elétricos. Também estão sendo disponibilizados pontos de luz e energia para as barracas de alimentação, onde os barraqueiros deverão pagar o valor simbólico de R$ 40 para o benefício.

Os vendedores do lado contrário ao Rio Parnaíba terão apenas pontos de luz em razão da região onde se encontram, que é de preservação ambiental.

Foliões terão atendimento médico rápido e eficiente

Serão disponibilizados 53 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais trabalhadores em saúde, que estarão de prontidão para atender as possíveis urgências do evento. A Avenida Piauí contará com um posto médico, com estrutura física apropriada para realizar os primeiros socorros e, conforme a gravidade, fazer o encaminhamento para as unidades de saúde de referência (UPA e HPA).

Para auxiliar no atendimento ao público, serão distribuídos postos móveis em pontos estratégicos com três ambulâncias do SAMU para efetuar alguma remoção, se necessária. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é oferecer um atendimento médico rápido e eficiente, caso algum folião necessite de assistência durante a festa.

Siga o Meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES