Filme com Matheus Nachtergaele mostra outra face do sertão

O longa-metragem dirigido por Marcos Carvalho e Wagner Miranda mostra a essência da caatinga

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sertão já inspirou romancistas, autores de novela, roteiristas, diretores e atores. É um lugar de riqueza singular e por isso é sempre presente como cenário de belas histórias e fotografias. Dessa vez, o cineasta Marcos Carvalho está trabalhando nas gravações do filme ?Na quadrada das águas perdidas?, com o ator Matheus Nachtergaele como protagonista, fazendo um caatingueiro.

O longa-metragem tem como proposta revelar a caatinga sob uma nova ótica. ?Alguém precisa dizer que a caatinga não é uma maldição, um castigo?, diz Marcos.

Como um lugar repleto de manifestações culturais, a música cantada no Nordeste é reconhecida pela riqueza poética e rítmica. Dessa forma, a trilha sonora de ?Na quadrada das águas perdidas? tem músicas de Geraldo Azevedo, Elomar e Matingueiros. ?Este filme dirijo junto com Wagner Miranda, líder do Grupo Matingueiros, autor da ideia deste projeto, o Wagner me convidou para juntos roteirizar, produzir e dirigir o filme?, conta.

A primeira fase de produção do filme foi realizado com recursos próprios e expressivo apoio logístico do Exercito Brasileiro, através do Comando Militar do Nordeste (CMNE), do 72 BIMtz especializado no bioma caatinga e do Parque dos Falcoes. ?Filmamos nas cidades de Petrolina, Juazeiro, Campo Formoso, Sobradinho, Serra Talhada, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, entre os estados de Pernambuco e Bahia?, comenta.

Marcos diz que o projeto foi aprovado no edital da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE). ?Conseguimos recursos para finalização da (obra em película cinematográfica bitola 35mm) para distribuição em festivais internacionais e nacionais, bem como em salas de cinema do circuito comercial.

O filme, segundo Marcos Carvalho, ainda não foi finalizado. ?O lançamento está previsto para o ano de 2011?, diz, declarando que o ator Matheus Nachtergaele foi brilhante. ?Na verdade aprendemos muito com ele, que além do talento indiscutível, é uma pessoa comprometida com a cultura cinematográfica. Matheus chegou a nos emprestar dinheiro durante a produção, seu cachê teve uma negociação especial. Ele é nosso sócio neste trabalho, possui 10% dos direitos desta obra?, explica.

Atualmente, Marcos Carvalho está trabalhando em outros longas e cita ?Na asa do vento?, com participação de Chico Buarque, Gilberto Gil, Fagner, Geraldo Azevedo, Zeca Baleiro, Caetano Veloso e Alceu Valença. A direção e roteiro do projeto iniciado em 2005 é feito junto com Tairone Feitosa, que é autor de clássicos como "O homem da capa preta", ?Luzia Homem?, ?Ele, o boto?. ?Além deste projeto, desenvolvo junto com Tairone um longa sobre o rei do Baião, Luiz Gonzaga do Nascimento?, declara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES