For Teens pega carona na canção e homenageia no JMN a cidade que a gente “não troca jamais”

O For Teens pega carona nos versos de uma das mais conhecidas canções para homenagear a cidade que a gente “não troca jamais”

Parque Lagoas do Norte | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Podem parecer muitos 161 anos... Mas, se comparada a outras capitais brasileiras, Teresina é uma menina. Amanhã, a capital do Piauí completa 161.

A sua origem está ligada ao rio Poti, que deu nome à vila que passou a se chamar Teresina em homenagem a Imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II. Fundada em 16 de agosto de 1852 com o nome de Vila Nova do Poti, desde aquele dia, assumiu o posto de capital do Estado.

Provavelmente, todos os teresinenses já sabem disso, mas o que alguns não sabem, é que a primeira capital planejada do país, a única capital do Nordeste fora do litoral, a mais quente do Brasil e a terceira com incidência de raios no mundo é amada e enche de orgulho inúmeras pessoas que residem em Teresina.

Apesar dos problemas encontrados aqui e em outras capitais, a cidade é vista, por muitos, como um local acolhedor, que desperta amor aos que vêm de fora e encanta ainda mais os daqui. O refrão da música composta por Aurélio Melo e Zé Rodrigues: ?Ai, troca, quem troca destroca/ Minha Teresina não troco jamais/ No troca-troca, quem troca destroca/ Minha Teresina não troco jamais?, reflete bem este sentimento de apego a nossa cidade.

E por ela ser uma capital ainda recente (em comparação as três mais velhas, que são Recife - 476 anos, Salvador ? 464 anos e Vitória ? 462 anos), esta edição do For Teens fez uma pequena homenagem a ela e trouxe alguns jovens que passam por aqui para declarar seu amor a Teresina, contando o motivo de não trocar a cidade por outra e as frases que não gostam de ouvir sobre nossa capital.

Não troco Teresina...

?Pela boa vida que tenho neste lugar, e por pessoas maravilhosas que amo e que sempre viveram aqui em Teresina?.

Não tolero...

?Quando ficam rebaixando o lugar, de várias maneiras. Por exemplo: quando dizem que é um lugar sem lei. Já ouvi muitas pessoas falarem isso, até mesmo quem mora em Teresina?.

Joeline Santos, 21 anos.

Não troco Teresina...

?Porque Teresina é uma cidade bastante acolhedora para quem quer morar e por causa de seus belos lugares para se visitar e de seu belos pontos turísticos?.

Não tolero...

?Que falem mal do clima de Teresina. No meu ponto de vista, a mudança de clima de uma hora para outra, é que torna Teresina uma cidade aconchegante?.

Mateus Sousa, 18 anos

Não troco Teresina...

?Porque Teresina está se tornando uma cidade com muitas oportunidades, tem uma culinária maravilhosa, uma cidade de gente bonita, de costumes e tradições?.

Não tolero...

?Quem fale do clima! Que Teresina é quente isso todo mundo sabe?.

Morgana Lima, 20 anos

Não troco Teresina...

?Porque Teresina é uma cidade que tem um povo acolhedor, porque é uma cidade que tem uma história bonita, que tem uma cultura muito tradicional e que nos identifica muito bem, porque temos uma culinária perfeita e porque temos um potencial de crescimento muito grande. Enfim, tenho orgulho da minha cidade!?

Não tolero...

?Que falem que somos um povo sem cultura, ou que não temos história! É preciso conhecer a História do nosso estado, da nossa capital, a nossa cultura, para constatarmos que somos uma cidade riquíssima culturalmente, e não só no artesanato, mas na arquitetura, na culinária. Enfim, nosso povo tem uma história! E não admito que digam o contrário!? .

Allan Ricelli, 20 anos

Não troco Teresina...

?Porque além das pessoas especiais, o lugar é mais arretado e não tem comparação a outras cidades?.

Não tolero...

?Que falem mal das pessoas, da pobreza, da banalidade que já saiu na mídia e a difamação dos artistas piauienses?.

Tayana Borges, 17 anos.

Não troco teresina...

?Porque aqui eu nasci, fiz amigos e até me acostumei com esse calor ?arretado? que nos cerca. Teresina é uma cidade acolhedora e cheia de encantos!?.

Não tolero...

?As velhas piadinhas sobre o clima. Aqui é quente, mas é quente devido à força, garra e determinação do teresinense. É daí que vem o verdadeiro calor?.

Nehemias Lima, 21 anos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES