Fotógrafo ganha ação contra Ronaldo por confusão em 2002

Ação foi ajuízada porque Ronaldo impediu jornalista de tirar fotos suas em 2002

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seis anos depois de processar o atacante Ronaldo, o fotógrafo gaúcho José Aveline Neto teve uma sentença positiva. A ação judicial, ajuizada em 2005 após uma confusão durante a Copa do Mundo de 2002, prevê indenização de R$ 10 mil por parte do ex-jogador. O valor ainda vai sofrer reajuste retroativo mensal até junho de 2002. A decisão pode ser modificada, cabendo recurso. O jornalista, inclusive, estuda pedir uma revisão do valor da indenização.

A decisão foi proferida na última segunda-feira, pela juíza Mariana Moreira Tangari Baptista, da 2ª Vara Cível do Foro Regional da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Aveline, porém, só ficou sabendo nesta sexta-feira. A reportagem informou ao fotógrafo, que nem sequer foi notificado judicialmente. Apenas consultou a informação processual via internet.

Aveline estuda pedir um reajuste no valor a ser pago. ?Vou conversar com meu advogado. Mas é possível que eu peça uma valoração nessa quantia. Me senti humilhado mesmo?, conta.

Aveline e Ronaldo se desentenderam depois da vitória da seleção brasileira em cima da China, ainda na primeira fase. Durante uma festa na Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, o jornalista tentou tirar fotos do atacante e foi impedido por seguranças. Se sentindo humilhado, recolheu provas e moveu a ação três anos mais tarde. ?Esperei o Ronaldo voltar ao Brasil. Ele ainda estava jogando na Espanha. Antes, eu recolhi provas no local. Até com a polícia de lá. Eu passei como um mero paparazzi?, argumenta.

Bem antes da sentença, o autor foi procurado por um advogado de Ronaldo para tentar um acordo. ?Um pessoa se dizendo ligada ao Ronaldo procurou meu advogado. Na época a oferta por um acordo envolvia uma câmera fotográfica de última geração. Valendo, sei lá, uns 50 mil reais?, lembra o jornalista. A oferta não foi aceita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES