França diz ter achado área onde estão caixas-pretas

As causas do acidente ainda não foram totalmente esclarecidaS

Acidente com Voo 447 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo da França anunciou nesta quinta-feira (6) que o submarino nuclear ?Nemrod?, da Marinha Francesa, conseguiu localizar a região marítima onde podem estar as caixas-pretas do Airbus A330 da Air France. A aeronave partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris no dia 31 de maio de 2009 e caiu no Oceano Atlântico, matando os 228 ocupantes do voo 447.

Embora prudente nas informações, o porta-voz do Executivo, Luc Chatel, disse, em entrevista à emissora de rádio ?France Info?, que se trata do mapeamento de uma ?região de cerca de 5 km onde possivelmente o equipamento está?.

Segundo o porta-voz, a localização da área onde é mais provável se encontrar o equipamento ?não significa que os aparelhos serão recuperados?. De acordo com Luc Chatel, a profundidade de mais de 3 mil metros naquela zona marítima e o relevo da região podem não permitir o trabalho de resgate das caixas-pretas.

Sinais sonoros

O porta-voz adjunto do Ministério de Defesa, Christian Baptiste, informou que o submarino nuclear captou sinais que, depois de analisados pelo fabricante, correspondem aos emitidos pelas caixas-pretas da aeronave que caiu a cerca de 1.300 km do Recife.

Uma fonte do Escritório de Investigações e Análises (BEA), responsável pelas investigações técnicas da tragédia do voo AF447 que afirmou que a informação precisa ser "verificada e validada por nossas equipes e com nossas equipes nos navios que estão na zona de busca".

"Ao que parece, o ministério da Defesa trabalhou com imagens obtidas durante a primeira etapa das buscas, quando os registros de voo ainda emitiam um sinal", explicou a fonte. Isto deve ter acontecido entre o início de junho e meados de julho de 2009. As caixas-pretas, que contêm as informações técnicas e as últimas conversas da tripulação, emite sinal de 30 a 42 dias.

As causas do acidente ainda não foram totalmente esclarecidas, e, por isso, o resgate das caixas-pretas é tão importante mesmo após quase um ano da tragédia. Até o momento, o BEA considera que o mau funcionamento das sondas Pitot (sensores de velocidade) do avião é um dos fatores do acidente, mas as caixas-pretas são essenciais para determinar as causas.

A Marinha Francesa informou também que um submarino-robô, equipado com câmeras, teria feito imagens da área e definido o perímetro para o trabalho de localização e recuperação do equipamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES