Gloria Pires fala sobre sua vilã fogosa de ‘Babilônia’: ‘Nunca imaginei fazer uma tarada sexual’

— Essa coisa amoral desperta raiva na vida real, mas na dramaturgia, as pessoas acham um pouco libertador, instigante, transgressor de alguma forma — analisa

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia adverte: nos próximos oito meses, sempre por volta das 21h, o público de “Babilônia” será atingido por um furacão chamado Gloria Pires. E seus efeitos já foram sentidos logo no primeiro capítulo: na pele da vilã Beatriz, ela seduziu, se mostrou uma atleta de alcova de primeira, armou, manipulou e até matou. Tal fenômeno da natureza alcançou rapidamente a internet, virando bordão, memes nas redes sociais e tema nas rodinhas de conversa. Uma força que surpreendeu até o próprio furacão.


— A gente sempre espera o melhor, mas superou a expectativa. Antes mesmo de o primeiro capítulo terminar, as pessoas me mostravam nas redes sociais brincadeiras que estavam fazendo com o “Não estou disposta’’. É gratificante! — comemora Gloria, de 51 anos, que opina sobre Beatriz ter caído no gosto do público, mesmo tendo um comportamento para lá de questionável.

— Essa coisa amoral desperta raiva na vida real, mas na dramaturgia, as pessoas acham um pouco libertador, instigante, transgressor de alguma forma — analisa.

E olha que viver essa manipuladora adorável chegou a deixar Gloria insone por alguns dias.

— São várias questões. Não queria fazer uma simples vilã, mas achar uma maneira de fazê-la tridimensional. Visualizar essa mulher se movimentando, como ela leva as pessoas e não deixa o caminho fácil para perceberem que ela é uma vagabunda (risos). Isso foi uma coisa que me tirou o sono. Sem contar a expectativa. Até colocar em prática, aquilo vira um borbulhão de ideias na cabeça. Quando se chega no estúdio e começa todo dia a fazer 15, 18, 20 cenas, aí é que a coisa vai entrando no ritmo — explica a veterana.

Só que para o espectador, Beatriz parece já existir há tempos, tamanha a intimidade que a atriz demonstra com a nova personagem. Aliás, apesar de já ter feito malvadas memoráveis como Maria de Fátima, de “Vale tudo” (1988), e Raquel, de “Mulheres de areia” (1992), Gloria garante que Beatriz é uma novidade em sua trajetória:

— A essa altura do campeonato, com tantas novelas na bagagem, nunca imaginei que, aos 51 anos, eu fosse fazer uma tarada sexual (risos)! Uma mulher que aposta alto, blefa, faz e acontece mesmo. Quando aceitei fazer a novela, ela nem estava escrita, não sabia o que era. Então, fico feliz que os autores tenham pensado numa personagem assim para mim. Eu realmente me sinto com o ego muito massageado. Beatriz não tem limites, é insaciável, em todos os sentidos.

Orgulhoso, o autor Ricardo Linhares, que escreve a trama ao lado de Gilberto Braga e João Ximenes Braga, endossa:

— Ela está fazendo essa tarada maravilhosamente bem! Gloria está com uma sensualidade, um charme... Até porque, Beatriz tem uma sedução, trata todo mundo bem. Por isso, ninguém desconfia de quem é realmente, justamente pelo grande fascínio que exerce em todo mundo. E ela é ladra, é assassina, adúltera, péssimo caráter.

Os homens de Gloria

Com um apetite sexual admirável, não é de se estranhar que Beatriz queira sempre variar o cardápio. Seu plantel de amantes ou transas furtivas é bem extenso.

— Ela não faz distinção de raça, idade, classe social... Beatriz gosta do esporte. E para ser um homem dela é preciso ter pegada, senão não dá conta, não — diverte-se Val Perré, que deu vida a Cristóvão, o motorista amante morto pela ricaça.

Contracenando com Gloria pela primeira vez, o ator conta que ficou um pouco nervoso no primeiro encontro com a atriz.

— É Gloria Pires, minha gente! Dá uma bambeada nas pernas (risos). Mas ela é muito generosa e nas outras cenas que fizemos juntos, já tinha me deixado mais à vontade. Até mesmo nas mais quentes — diz Val.

A atriz causa mesmo um frio na barriga de seus parceiros. André Bankoff, que faz o engenheiro Pedro, funcionário de Beatriz na construtora, conta que na véspera de gravar a primeira cena com Gloria, custou um pouco a dormir.

— Acordei bem cedo no dia. Poxa, vejo Gloria desde menino, sou fã. É a primeira vez que contraceno com ela e fiquei um pouco nervoso. Ela causa isso mesmo. Gloria tem alma grande, coração enorme e te deixa à vontade. Quando ela me disse: “vamos bater o texto?”, nossa, me deixou tão tranquilo para contracenar — conta o ator que, amante de Beatriz, se orgulha de estar na rede da devoradora: — É muito bom ser um dos homens dela, mas tem que ficar atento para não ser morto (risos). Pedro saca que ela é uma tarada e até a chama de ninfomaníaca. Ela gosta mesmo de correr perigo e ele dá isso para ela.

Até mesmo Cássio Gabus Mendes, o Evandro, marido da tarada, que já fez par romântico com Gloria em “Vale tudo” (1988) e “Desejo de mulher” (2003), confessa uma certa ansiedade antes das cenas com ela.

— Sou o mais veterano com Glorinha e tenho muito orgulho disso. Mas vou dizer: sempre no comecinho a gente fica um pouco nervoso (risos). Por que Glorinha é ímpar, dá um friozinho na barriga de felicidade quando você tem uma atriz desse porte trabalhando lado a lado. E é um grande prazer ser um homem dela. Outro dia, olhei para o espelho e disse: “mais uma vez, serei par de Gloria Pires, que é uma companheira de trabalho sem igual. Sou homem de sorte, nesta altura da vida, mais uma vez estou ao lado dela” — conta Cássio.

Apesar de conhecer Gloria há 9 anos, desde que fizeram “Belíssima’’, Thiago Martins vai ter, agora, a oportunidade de contracenar de pertinho com a atriz. A primeira cena que gravou com ela já foi de intimidade.

— Dennis (Carvalho, diretor) me ligou e disse: “Vem aqui que eu preciso fazer uma cena para o clipe”. Quando cheguei lá, ele falou: “Beijem-se”. E a gente se beijou. Foi a primeira cena. Não tive tempo de me preocupar — lembra o ator, que na pele do acrobata Diogo, será mais um homem de Beatriz: — Ser um escolhido dela é ótimo. A gente está vendo Gloria de outro jeito e está fazendo superbem. Ela não erra. Na verdade, só de ter a oportunidade de estar em cena com Gloria, já é um grande privilégio.

Thiago acredita que o conhecimento prévio auxilia nas cenas picantes:

— O fato de conhecê-la há 9 anos fez a gente quebrar o gelo. Somos atores, dando vida a personagens,uma hora isso ia acontecer. Estou radiante.

Apesar de todos os homens de Gloria estarem ligados na performance da atriz em “Babilônia’’, o da vida real, o cantor Orlando Moraes, não pôde ver a mulher na estreia da trama. Por estar em Paris, perdeu o primeiro capítulo. O que, segundo a atriz, o deixou bem chateado, já que ele é noveleiro e estava ansioso para ver a mulher dando show. Em compensação, as filhas Ana e Antônia puderem ver a mãe esbanjando talento em um papel bem diferente ao que estão acostumadas.

— Elas me mandaram WhatsApp no fim do primeiro capítulo, dizendo: “Mamy, você arrasou!”. Aquelas coisas de filha, né? Cleo está viajando, mas viu o sucesso da novela pelas redes sociais e também mandou mensagem. Como já estava tarde, Bento, que só tem 10 anos, não viu, estava dormindo. Não é novela para ele — diz a atriz.

Além de ter chamado a atenção por se mostrar tão fatal, Gloria também fez o público ficar com a respiração suspensa ao medir forças com Adriana Esteves. Num embate memorável, Beatriz e Inês deixaram claro logo de cara como seria a relação das duas amigas de adolescência. E, durante toda a semana, oscilaram entre farpas e falsas trocas de cessar fogo.

— Gloria e Adriana estão tão inteiras nas personagens, que passam a verdade de serem pessoas que trazem uma rivalidade de uma vida inteira — elogia o autor Ricardo Linhares.

A sintonia entre as duas atrizes e o cabo de guerra entre Beatriz e Inês, mexeu, claro, com o imaginário do espectador. Nas redes sociais, antes mesmo de começar a novela, havia internautas ansiosos com o duelo entre Maria de Fátima e Carminha (de “Avenida Brasil’’), as vilãs mais emblemáticas de Gloria e Adriana, respectivamente. Apesar de achar graça, Linhares não vê semelhanças entre as personagens anteriores e as atuais.

— É mais uma curtição inicial, principalmente nas redes sociais. Mas não tem nada a ver. Carminha era uma mulher realizada, tinha uma autoestima enorme. Inês é frigida, assexuada, não tem prazer. Carminha era o objeto de inveja. Inês é uma invejosa que tem fascínio por Beatriz e não consegue ser como ela. Já Beatriz é doida, nifomaníaca, tarada, pega homem numa loja, leva para o provador e transa com ele. Ela tem vários amantes, não tem nada a ver com Maria de Fátima, que era uma mulher racional, queria dar golpe e ficar rica. Beatriz quer curtir a vida, faz besteira o tempo inteiro, se arrisca. Só as atrizes são as mesmas — crava o autor.

Gloria concorda:

— Fátima era uma menina humilde, muito ambiciosa, que buscava um ideial de felicidade que tinha na cabeça: ficar rica a todo custo. Beatriz já é rica, mulher de meia idade, que já passou por várias situações, mas ao mesmo tempo se reinventa. É surpreendente mesmo a maneira como ela dá a volta por cima.

E há aqueles que veem semelhanças com a gêmea Raquel, já que as duas têm a sensualidade aflorada. Mais uma vez, Gloria discorda.

— Raquel era uma mulher apaixonada, tinha um homem que a amava. Como se envolvia com o namorado da irmã e o roubava dela, era nesses momentos que ela usava e abusava da sensualidade. Toda personagem é única e meu momento hoje é diferente do que vivi em “Mulheres de areia”. Isso também traz uma transformação, faz diferença — afirma.

A atriz ainda aponta outra particularidade da personagem de “Babilônia” que a encanta.

— O que gosto em Beatriz é das facetas que ela apresenta para cada pessoa. Para mãe, Estela (Nathalia Timberg), ela é uma adolescente, uma garota com cabeça avoada. Com Evandro, Beatriz mostra-se protetora, evitando que os problemas cheguem a ele. Com Inês, a “amiga” competidora, manipula, há momentos em que a deixa pensar que é importante. Até com Regina (Camila Pitanga) ela finge ser ética, ajudando na história do pai assassinado. Isso é fascinante — analisa a atriz.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES