Hamburguer ganha nova receita de gourmet

Ícone do fast-food ganha maturidade nas mãos de renomados profissionais da cozinha

Novas receitas para cardápios | Revista Menu/Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A receita parece simples: carne moída entre um pão partido ao meio. Mais foi-se o tempo em que o hambúrguer era incrementado com, no máximo, uma fatia de queijo cheddar, uma porção de maionese ou lascas de bacon. Este sanduíche difundido pelos alemães e que encontrou terreno fértil nos Estados Unidos agora brilha em criações gourmets, muitas delas recheadas com ingredientes mais sofisticados, como o foie gras, as trufas ou a carne de cordeiro, e preparados com técnicas precisas de cozimento. O resultado são os chamados hambúrgueres dos chefs, que cada vez mais migram das casas de comidas fast-food para o cardápio dos restaurantes. Este fenômeno se revela nas grandes capitais mundiais.

No Brasil, estes sanduíches gourmets encontram mais espaço tanto nas hamburguerias como no cardápio dos restaurantes, ao lado de pratos mais sofisticados. "Às vezes, numa mesma mesa, sirvo hambúrguer para uma pessoa e uma receita mais elaborada para outra", conta a chef Andréa Kaufmann, em São Paulo.

No final de 2009, quando voltou de um tour pelas casas de hambúrguer em Nova York, Andréa colocou o sanduíche no cardápio. Começou com a receita do cheese salada, seu preferido, e o hambúrguer de pastrami, inspirado em um prato de sucesso, o medalhão ao pastrami, gratinado com queijo brie e servido com mix de cogumelos. Agora, ela planeja lançar o sanduíche de tartare, o chili burger e o hambúrguer de cordeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES