Herdeira de empresário conta como crack destruiu o seu pai

sabella Lemos de Moraes prepara livro sobre a dependência química do pai

Isabella Lemos de Moraes vai escrever livro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?Desde os anos 70 o crack é uma droga do high society. Só que ninguém fala.? A afirmação é de Isabella Lemos de Moraes, filha mais velha de João Flávio Lemos de Moraes, um dos herdeiros do outrora poderoso grupo Supergasbras, onde chegou a ocupar o posto de vice-presidente do Conselho de Administração. Em entrevista, sua filha detalha agora o drama familiar: durante sua adolescência e juventude, Isabella viu o pai virar dependente químico e, mais tarde, ser diagnosticado com transtorno bipolar.

?O crack destruiu meu pai, e minha família também adoeceu?, diz Isabella, a mais velha de quatro filhos do empresário (há quatro anos, a família descobriu que João Flávio teve uma filha, Hailey, de 18 anos, nos Estados Unidos, em uma relação extraconjugal). Ela planeja organizar um livro contando os dramas e as histórias de superação da sua família, conforme antecipou a colunista Lu Lacerda .

A ideia, segundo Isabella, surgiu em 1990 quando ela leu ?Little Girl Lost?, a autobiografia da atriz norte-aricana Drew Barrymore sobre a dependência de álcool e droga. Isabella afirma que nunca usou drogas, mas viu seus dramas mais íntimos relatados no livro da atriz. Desde então, quis compartilhar sua experiência, mas só agora ? após dois anos ininterruptos de análise ? começa a elaborar tudo o que viveu.

A família de Isabella ficou conhecida graças ao império Supergasbras Distribuidora de Gás S/A, fundado por seu avô Wilson Lemos de Moraes, que faleceu no ano passado. O clã alienou a empresa em 2004, quando passou a se dedicar à parceria com a montadora Scania, de quem é representante para a América Latina. Os Lemos de Moraes também atuam no agronegócio, com fazendas de café e criando gado para corte.

"Na alta sociedade tem muita gente usando crack e a família não fala porque parece ser aquela droga suja, de rua"

Nas décadas de 1970 e 1980, João Flávio foi um personagem conhecido da sociedade carioca. Foi repetidas vezes mote de reportagens da extinta revista Manchete, homenageado especial no programa ?Boa Noite, Brasil?, de Flávio Cavalcanti e amigo de Roberto Carlos, que se tornou padrinho de seu filho João Flávio Lemos de Moraes Filho. Colunas sociais da época o tratavam como o ?Alain Delon? brasileiro, em referência à beleza e ao poder de sedução do famoso ator francês.

Nos anos 1980, João Flávio se mudou com a família para Los Angeles (EUA). ?Foi lá, aos 10 anos, que descobri que meu pai era viciado?, conta Isabella. A partir daí, segundo ela, a família passou a acumular uma série de histórias tristes que ela pretende compartilhar no livro que prepara, para ?contar casos de superação?. Ela própria sofreu crises de anorexia e bulimia, e hoje entende isso como um pedido de socorro de uma jovem diante de uma família que também adoeceu com a dependência química do pai.

Procurado por e-mail e por telefone, João Flávio ? livre das drogas há cerca de 5 anos ? nada comentou sobre a decisão da filha de relatar em livro as histórias da família. Isabella diz que será cautelosa na edição: ?Minha família vai ler tudo antes. A ideia não é expor ninguém, mas contar como um ambiente com drogas pode ser muito ruim para todos os que vivem nele?, explica. ?Quero que minha história possa ajudar outras pessoas, assim como o livro da Drew Barrymore me ajudou?, diz.

Aos 35 anos, ela cursa o quarto período de jornalismo na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Isabella é mãe de um adolescente de 15 anos e atualmente está solteira. Seu maior projeto no momento é se dedicar à profissão escolhida. ?Quero escrever uma coluna em revista, sobre coisas que possam ajudar as pessoas?, diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES