Horário de verão termina à meia-noite deste sábado (25)

Estados que devem atrasar os relógios à 0h de domingo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Termina à 0h deste domingo (26) o horário de verão, o que obrigará moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, a atrasar seus relógios em uma hora. Entre 16 de outubro e 26 de fevereiro, de acordo com o governo federal, houve economia de 4,6% da demanda de energia nesses locais durante o horário de pico, entre 18h e 21h.

A ONS (Operadora Nacional do Sistema) informou que R$ 160 milhões foram poupados por conta do uso menor de energia termelétrica ?que é mais cara. ?Essa economia tem como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor?, disse o diretor-geral Hermes Chipp. Segundo ele, no ano passado as temperaturas foram mais fortes nesse período e permitiram economia de R$ 30 milhões com termelétricas.

No subsistema Sudeste/Centro-Oeste a redução é equivalente a 55% da carga no horário de ponta no Rio de Janeiro (6,4 milhões de habitantes) ou o dobro da carga de Brasília (2,6 milhões). No Sul, isso significa 75% da carga de energia em Curitiba (1,8 milhão) no horário de ponta. No Nordeste, sempre de acordo com a ONS, a economia equivale a 65% da carga no horário de ponta em Feira de Santana (700 mil).

Para Chipp, ?o aumento da segurança e a diminuição dos custos de operação são as principais consequências da redução de demanda no horário de ponta, com a implantação do horário de verão no Sistema Interligado Nacional (SIN)?. ?Esse aumento da segurança operacional decorre da diminuição dos carregamentos na rede de transmissão; da maior flexibilidade operativa para realização de manutenções em equipamentos, e da redução de cortes de carga em situações de emergência neste horário?, afirmou .

Nos últimos dez anos, o horário de verão trouxe redução média de cerca de 5% ao ano na demanda por energia no horário de pico. Com isso as usinas deixam de gerar cerca de dois mil megawatts a cada ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES