Incêndio no Butantan põe museus em alerta

Nenhum dos grandes museus conta com um sistema adequado de combate a incêndios

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O incêndio que destruiu o acervo de cobras e aracnídeos do Instituto Butantan fez soar o alarme sobre a falta de apoio à conservação do patrimônio histórico natural do país. Nenhum dos grandes museus de zoologia brasileiros conta com um sistema adequado de combate a incêndios, diz o diretor do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ-USP), Hussam Zaher.

- Aqui só tem extintor.

Nem o fato de o museu ser vizinho a uma base do Corpo de Bombeiros deixa Zaher tranquilo. Alocado em um prédio histórico do Ipiranga, o MZ-USP tem um acervo de 10 milhões de exemplares de bichos da biodiversidade brasileira e mundial, de formigas e minhocas a onças e gaviões. Grande parte deles, preservada em potes com álcool - como se faz em qualquer coleção desse tipo no mundo. A coleção de cobras do Butantan, comparativamente, tinha cerca de 85 mil exemplares.

Apesar de o Butantan ser um órgão estadual, o incêndio provocou repercussões também em Brasília. Especialmente na diretoria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, que prepara uma carta pedindo mais apoio à conservação dos acervos biológicos do país, segundo o diretor de Conservação da Biodiversidade do ministério, Braulio Dias.

- Não podemos permitir que uma tragédia dessas se repita (...) O risco existe em todas as coleções. Nenhuma tem instalações adequadas para detecção e combate a incêndios.

Em outro grande museu de história natural do país, o Museu Nacional do Rio de Janeiro, a situação é igualmente preocupante. Localizado num palácio que data da vinda da família real para o Brasil (1808), o local não conta com brigada de incêndio e grande parte dos hidrantes no entorno do palácio está sem água.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES