Programa Incrível, da Rede Meio Norte, chama atenção para preservação e extinção de espécies

Incrível será exibido hoje, às 22h30, e amanhã, às 15h, pela Rede Meio Norte.

Avalie a matéria:
Incrível chama atenção para cuidados com preservação e extinção das espécies | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Despertar o telespectador para cuidar do seu ambiente. Essa é a proposta do Incrível, que será exibido hoje, às 22h30, e amanhã, às 15h, pela Rede Meio Norte, que tem desenvolvido trabalho para o despertar de uma consciência global.

Apresentado por Alcide Filho, O Incrível vai mostrar que a consciência global é também local, pois qualquer desequilíbrio que restringe ou cause impacto a uma espécie isolada prejudica e ameaça ou-tras formas de vida.

?O Incrível é mais um declarado compromisso da Rede Meio Norte com o Meio Ambiente e o bem-estar socioambiental?, diz Alcide. Segundo pesquisa, mesmo se as emissões de CO2 fossem interrompidas amanhã, o aquecimento global iria continuar por mais um século, elevando as temperaturas médias em poucos décimos de grau.

?Os cientistas chamam isso de ?aquecimento comprometido? e acontece porque os oceanos demoram muito para aquecer, se comparados com a atmosfera. Os mares trabalham como um grande ar-condicionado, mantendo a atmosfera mais resfriada do que estaria com o atual nível de CO2?, explica Alcide.

O clima mais quente e um índice de umidade maior favorecem a procriação de insetos, como os transmissores da dengue e malária. As temperaturas mais elevadas levam os mosquitos a digerir o sangue mais rapidamente e a se alimentar mais vezes.

De caráter informativo e educativo, a equipe do Incrível explica que o aumento da produção e os níveis de poluição fazem crescer a incidência de doenças crônicas, incluindo câncer, alergias e um número maior de crianças com defeitos ou mutações degenerativas de nascimento.

O programa vai mostrar que a espécie humana é uma ameaça a toda a vida na Terra. ?O maior ataque contra a sobrevivência da humanidade é o desmonte que nós mesmos estamos provocando nas frágeis, múltiplas e invisíveis interconexões biológicas e ambientais. Nada nasce ou morre sozinho.

Tudo está ligado a tudo?, afirma o apresentador, explicando ainda que a extinção brusca de uma espécie provoca uma reação de desconexão na teia e cadeia alimentar praticamente impossível de restaurar. ?Extinguir significa cortar o fluxo multidirecional de energia que abastece todas as vidas conectadas à espécie extinta?, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES