Irã ameaça navios militares ocidentais

Irã habitualmente promete retaliações contra qualquer ataque às suas instalações nucleares

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro iraniano da Defesa alertou na terça-feira que o país pode atacar navios militares ocidentais no golfo Pérsico se for agredido por causa do seu programa nuclear, disse a agência semioficial de notícias Fars.

Ahmad Vahidi disse numa conferência em Teerã que há atualmente mais de 90 embarcações criando um "ambiente militar" no Golfo, uma região crucial para o transporte de petróleo do mundo. Elas incluem submarinos, porta-aviões e destróieres.

"Qual é a razão subjacente à mobilização de tantos navios de guerra e qual o objetivo que eles estão buscando (...)? Será que estão preparados contra o Irã?", disse Vahidi, segundo a Fars.

"Os ocidentais sabem bem que a existência desses navios de guerra no Golfo Pérsico serve como os melhores alvos operacionais para o Irã se eles quiserem realizar qualquer ação militar contra o Irã", acrescentou.

O Irã habitualmente promete retaliações contra qualquer ataque às suas instalações nucleares, que diz serem voltadas apenas para fins pacíficos. O Ocidente suspeita que a República Islâmica pretenda desenvolver armas atômicas. Nem Israel nem os EUA descartam uma ação militar se a diplomacia não conseguir conter as ambições nucleares iranianas.

"Os norte-americanos têm feito comentários conflitantes (sobre um possível ataque)", disse Vahidi, segundo a agência estatal de notícias Irna.

No mês passado, o ministro havia dito que o Irã atacaria fábricas de armas e instalações nucleares de Israel se o Estado judaico bombardear instalações nucleares iranianas.

Acredita-se que Israel seja a única potência nuclear do Oriente Médio. O Irã diz ter mísseis capazes de alcançar Israel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES