Itaú Cultural e Oceanos anunciam os ganhadores da edição 2018

O anúncio será feito na sexta-feira em Lisboa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É a primeira vez, desde a internacionalização do prêmio, que a reunião do Júri Final e a cerimônia na qual serão conhecidos os quatros livros ganhadores acontece fora do Brasil, país onde o prêmio foi criado, em parceria do Itaú Cultural com a agente cultural Selma Caetano.

Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa consolida o processo de ampliação levado a cabo em 2017, quando o prêmio passou a contar com um júri internacional e a contemplar obras publicadas originalmente em português em qualquer país – tanto aqueles em que o idioma é reconhecido como língua oficial quanto nos demais países. Neste ano, a votação final é feita na capital de Portugal e o anúncio dos livros vencedores acontece na mesma cidade, no Palácio da Ajuda, dia 7, sexta-feira, das 17h às 19h, no horário de Lisboa (15h às 17h, no Brasil), com transmissão ao vivo pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br e participação de atores que farão leituras das obras finalistas.

A decisão de realizar a votação dos finalistas e o anúncio do resultado na capital portuguesa se deu a convite do Ministério da Cultura de Portugal. Ela reforça a proposta do Oceanos de promover o intercâmbio da literatura em língua portuguesa, aumentar a abrangência cultural e a repercussão do prêmio no mundo. A cerimônia em Lisboa fortalece, ainda, a governança da premiação pelo Itaú Cultural, fornecedor da tecnologia que permite a circulação dos livros digitalmente entre curadores e jurados dos diferentes países de língua portuguesa. 

“Nesta edição do Oceanos, consolidamos a parceria iniciada com o prêmio em 2015, que resultou na sua internacionalização em 2017, quando passou a contemplar obras publicadas em todos os países lusófonos”, observa Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Oceanos tornou-se um radar da produção contemporânea dos países unidos pelo idioma avivando o conhecimento entre todos e promovendo o intercâmbio literário e editorial. O convite do governo português reafirma este processo.”

Participam da cerimônia o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, além dos curadores do prêmio e dos jurados de Angola, Brasil e Portugal Brasil que elegerão os ganhadores da edição de 2018 do Oceanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES