mais

Itaú Cultural e Oceanos anunciam os ganhadores da edição 2018

O anúncio será feito na sexta-feira em Lisboa



É a primeira vez, desde a internacionalização do prêmio, que a reunião do Júri Final e a cerimônia na qual serão conhecidos os quatros livros ganhadores acontece fora do Brasil, país onde o prêmio foi criado, em parceria do Itaú Cultural com a agente cultural Selma Caetano.

Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa consolida o processo de ampliação levado a cabo em 2017, quando o prêmio passou a contar com um júri internacional e a contemplar obras publicadas originalmente em português em qualquer país – tanto aqueles em que o idioma é reconhecido como língua oficial quanto nos demais países. Neste ano, a votação final é feita na capital de Portugal e o anúncio dos livros vencedores acontece na mesma cidade, no Palácio da Ajuda, dia 7, sexta-feira, das 17h às 19h, no horário de Lisboa (15h às 17h, no Brasil), com transmissão ao vivo pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br e participação de atores que farão leituras das obras finalistas.

A decisão de realizar a votação dos finalistas e o anúncio do resultado na capital portuguesa se deu a convite do Ministério da Cultura de Portugal. Ela reforça a proposta do Oceanos de promover o intercâmbio da literatura em língua portuguesa, aumentar a abrangência cultural e a repercussão do prêmio no mundo. A cerimônia em Lisboa fortalece, ainda, a governança da premiação pelo Itaú Cultural, fornecedor da tecnologia que permite a circulação dos livros digitalmente entre curadores e jurados dos diferentes países de língua portuguesa. 

“Nesta edição do Oceanos, consolidamos a parceria iniciada com o prêmio em 2015, que resultou na sua internacionalização em 2017, quando passou a contemplar obras publicadas em todos os países lusófonos”, observa Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Oceanos tornou-se um radar da produção contemporânea dos países unidos pelo idioma avivando o conhecimento entre todos e promovendo o intercâmbio literário e editorial. O convite do governo português reafirma este processo.”


Participam da cerimônia o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, além dos curadores do prêmio e dos jurados de Angola, Brasil e Portugal Brasil que elegerão os ganhadores da edição de 2018 do Oceanos.

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail