Jovem se comunica apenas pelo olhar após AVC

Família diz que Mia era saudável até aquela noite em que sofreu o AVC e não mais se mexeu

Avalie a matéria:
Mia Austin, de 21 anos. | g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A foto ao lado mostra uma bonita jovem curtindo as férias de verão. É a inglesa Mia Austin, de 21 anos, antes de ser atingida por uma doença que mudou completamente sua vida e as de seus familiares e namorado.

Mia hoje está internada no hospital Arrowe Park, em Wirral (noroeste da Inglaterra), e só consegue se comunicar pelo movimento dos olhos. Após um AVC (acidente vascular cerebral) em novembro, ela nunca mais conseguiu mexer nenhuma parte de seu corpo, exceto os olhos.

A família diz que Mia era saudável até aquela noite de novembro, em que acordou, sofreu o AVC e não mais se mexeu. Os médicos dizem que não esperavam que ela sobrevivesse. Quando eles se preparavam para desligar o aparelho que a mantinha viva no hospital, Mia abriu os olhos. Só então os médicos perceberam que ela podia ver, ouvir e pensar. O olhar de Mia a salvou.

A jovem sofre da Síndrome do Encarceramento. Ela está aprendendo a se comunicar com o movimento dos olhos. Para dizer ?sim?, ela os move para cima. Para dizer ?não?, move-os para baixo.

A história de Mia, contada hoje no site do jornal inglês Daily Mail, é semelhante à do jornalista e escritor francês Jean-Dominique Bauby (1952-1997), retratado no filme O Escafandro e a Borboleta, de 2007 (baseado no livro que Bauby escreveu, após o AVC que o deixou paralisado).

Mia diz à família que quer ir para casa. Os pais, Rick e Carol, o irmão Sam (de 24 anos) e o namorado Richard Williams também esperam que ela possa ser tratada fora do hospital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES