Justiça proíbe cirurgia como a do apresentador Faustão

O médico fez a cirurgia em Faustão, em agosto de 2009

Avalie a matéria:
Justiça proíbe cirurgia como a de Fautão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça Federal de Goiás proibiu, na quarta-feira (27), o médico Áureo Ludovico de Paula de realizar uma cirurgia de redução de estômago que promete manter o diabetes sob controle. A decisão é do Juiz Urbano Leal Berquo Neto, da 8ª Vara. Cabe recurso.

O médico fez a cirurgia em Faustão, em agosto de 2009. Na operação, considerada experimental, além do grampeamento para reduzir o volume do estômago, Ludovico de Paula faz um reposicionamento da porção final do intestino delgado ? chamada de íleo.

Segundo o juiz, Ludovico de Paulo deve submeter a técnica que ele inventou para a avaliação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Nacional de Saúde e Comissão de Ética e Pesquisa (Conep).

Ainda e acordo com a decisão, o médico está proibido de realizar a cirurgia, a não ser em casos de risco de morte ou se o paciente não puder mais ser submetido à operação no futuro. Cada caso será avaliado por uma câmara composta por três médicos do CFM, que vai determinar se a operação é mesmo imprescindível.

A decisão prevê uma multa de R$ 100 mil por operação em caso de descumprimento.

Recurso

O médico Áureo Ludovico de Paula disse ao G1 que ainda não teve acesso à decisão da Justiça. Ele afirmou que vai acatar as ordens do juiz federal, mas pretende recorrer da decisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES