Laurentino lança versão juvenil de 1822 no Piauí

Jornalista e escritor vai participar do Salão do Livro do Piaui

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autor do bestseller ?1808?, o jornalista e escritor Laurentino Gomes estará em Teresina neste domingo, onde participa do Seminário Língua Viva, que ocorre dentro do Salão do Livro do Piauí. Na ocasião vai fazer, com exclusividade, o lançamento da versão juvenil do livro ?1822?, um relato detalhado sobre a Independência do Brasil.

Composta de 22 capítulos intercalados por ilustrações de acontecimentos e personagens da época, a obra cobre um período de quatorze anos, entre a volta da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, em 1821, e a morte do imperador D. Pedro I, em 1834. Publicado pela Editora Nova Fronteira no Brasil, o livro teve lançamento simultâneo em Portugal pela Porto Editora.

Além da edição impressa, os leitores terão acesso ao conteúdo nos formatos multimidia, incluindo livro digital, audiolivro e site na internet.

No livro, o autor explica como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação independente por uma notável combinação de sorte, acaso, improvisação, e também de sabedoria de algumas lideranças incumbidas de conduzir os destinos do país naquele momento de grandes sonhos e perigos.

?1822? é resultado de três anos de pesquisas, durante os quais o autor leu ou consultou cerca de 170 livros e outras obras de referências sobre o tema no Brasil e em Portugal. Ele percorreu diversos locais dos acontecimentos ligados à Independência do Brasil e esteve no Piauí, local da Batalha do Jenipapo, travada no dia 13 de março de 1823 e na qual morreram cerca de 400 brasileiros lutando contra uma bem armada e treinada tropa portuguesa.

O autor publicou a versão juvenil de ?1822?. A obra original foi lançada em setembro do ano passado e desde então permanece nos primeiros lugares dos mais vendidos no Brasil e em Portugal.

Destinada a estudantes e adolescentes, a nova edição contém 232 páginas e ilustrações da artista plástica gaúcha Rita Brugger, a mesma que havia trabalho com o autor paranaense na versão juvenil de ?1808?, sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro. A adaptação do texto foi realizada por Luiz Antonio Aguiar, escritor especializado em linguagem para o público jovem.

?A edição juvenil nasceu de uma demanda de pais e professores?, explica Laurentino Gomes. ?Desde que lancei o primeiro livro comecei a ouvir deles uma observação curiosa. Todos diziam que eu usava uma linguagem acessível, fácil de entender, mas que a obra para adultos era muito grande, com cerca de 400 páginas. Por isso, assustava os adolescentes, não habituados a ler livros tão volumosos?. O autor decidiu então facilitar a vida desse público fazendo uma versão mais condensada, visual e lúdica, mas sem perder a substância do conteúdo.

Publicada em 2008 pela Editora Planeta, a versão juvenil de ?1808? recebeu o selo de obra ?altamente recomendável? pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Já foi adotada como livro paradidático por inúmeras escolas e vendeu cerca de 100 mil exemplares no Brasil e em Portugal, refletindo o sucesso das obras de Laurentino Gomes. Juntas, as versões adultas de ?1808? e ?1822? já venderam mais de um milhão de cópias nos dois países.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES