Lenda do Cabeça de Cuia vira livro em versão sem violência

A obra, de autoria da professora doutora Célia Revilândia, será lançada remotamente nesta quarta, no Parque Encontro dos Rios, em Teresina.

Célia Revilândia Costa Seabra | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma linda cidade à margem de um rio, morava um garoto chamado Crispim”. Essa história, todo teresinense conhece. É a lenda do Cabeça-de-Cuia, uma de nossas maiores referências folclóricas. Até aí tudo bem! Acontece que, a exemplo de muitas outras pessoas, uma professora começou a se incomodar com a narrativa, que traz um desfecho violento, com o personagem principal assassinando a própria mãe. Foi aí que surgiu a ideia de reescrever a história, no livro “Crispim, o menino do rio”, de autoria de Célia Revilândia. doutora em Ciência da Informação e que será lançado no Parque Encontro dos Rios, amanhã, quarta-feira, 17.03, às 10h. O evento será transmitido pelo perfil do Instagram @celiarevilandia

A autora conta que a decisão de adaptar a lenda surgiu de sua angústia, como professora de Educação Infantil, ao se deparar com o desafio de contar uma história, com grande significação local, sem relacioná-la com a violência, e ao mesmo tempo, manter características essenciais da narrativa, tais como: o ambiente ribeirinho, a mãe pescadora; a insatisfação com uma sopa de ossos, o encantamento do personagem principal, entre outros.

“Sempre achei a lenda do cabeça-de-cuia muito densa para ser contada a crianças pequenas. Ainda que sejam usados recursos narrativos diversos, dizer com naturalidade que uma criança mata a mãe por causa de comida nunca é uma ideia que deva ser comunicada. Quando comecei a contar de forma adaptada, percebi uma melhor adesão das crianças ao contexto da contação de história, com mais diversão e interação. Foi desta prática que surgiu o livro”, esclareceu a professora.

“Crispim, o menino do rio” preserva os elementos mais importantes da lenda, numa narrativa adequada a crianças de qualquer idade, mantendo ligação com imaginário popular, ao mesmo tempo que permite refletir sobre amplas questões sociais e ambientais.

A autora:

Célia Revilândia Costa Seabra é doutora em Ciência da Informação (Unb); mestra em Educação (UFPI); especialista em Educação em Direitos Humanos (UFPI); pedagoga (UFG). professora da rede municipal de ensino de Teresina, contadora de histórias; e, atualmente, integra a equipe da Secretaria da Mulher de Teresina.

O evento:

Lançamento do livro “Crispim, o Menino do Rio”

Data: 17.03.2021

Horário: 10h

Local: Parque Encontro dos Rios, Teresina-PI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES