Local de trabalho barulhento prejudica ouvido e sono

Pesquisa diz que zumbido é o principal problema de audição e o que mais prejudica o sono

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem trabalha em um local com muito barulho, além de correr risco de sofrer perdas auditivas, pode também enfrentar problemas para dormir. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade Bem-Gurion de Negev, em Israel.

Os pesquisadores avaliaram funcionários homens de uma mesma empresa ? expostos, portanto, aos mesmos ruídos ? e compararam a qualidade do sono entre os que tinham alguma deficiência auditiva e os que não apresentavam perdas. Do total de 298 avaliados, 99 tinham problemas auditivos e 199 apresentavam a audição intacta.

Diversos fatores do sono foram avaliados, como: dificuldades para adormecer; acordar muito cedo ou durante a noite; sonolência diurna; dormir durante o dia; ronco; e movimentos excessivos durante o sono.

Após os testes, os cientistas notaram que os trabalhadores com perda auditiva tinham uma média de idade maior e mais exposição ao ruído do que os demais. Além disso, 51% dos funcionários com problemas de audição apresentavam zumbido (ou tinido, um som que tem origem no ouvido e não no ambiente externo). Já entre os funcionários com ouvido intacto, o zumbido afetava 14% deles.

De acordo com a autora do estudo, Tsafnat Test, da Faculdade de Ciências da Saúde da universidade, o zumbido também foi relatado como o principal fator de distúrbio do sono.

Além disso, segundo o estudo, os trabalhadores com perda auditiva enfrentaram, principalmente, problemas como insônia, independentemente da idade e do tempo de exposição ao ruído no local de trabalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES