Mecha de cabelo pode virar diamante

Não parece, mas o diamante deste anel é feito a partir de fios de cabelo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O seu cabelo vale mais do que você imagina. Pode virar diamante. Isso mesmo. Por meio de uma nova tecnologia, o carbono presente nos fios capilares se transforma em matéria-prima para a produção da pedra bruta que, depois de lapidada, torna-se um belo diamante. Até o rei Pelé já experimentou: mechas de seus cabelos foram "eternizadas" para presentear sua mãe.

E agora essa possibilidade chega ao Brasil. A empresa Brilho Infinito, pertencente ao Grupo Altstut, é a primeira da América Latina a utilizar essa recente técnica de produção de diamantes a partir de uma mecha do cabelo, que já está em uso em países como Espanha, Rússia e Japão.

O processo de produção é chamado de HPHT (High Pressure, High Temperature), já que o carbono contido no cabelo é submetido a altas pressões e temperaturas, para recriar as condições naturais em que os diamantes são desenvolvidos. Para a confecção da pedra, é possível utilizar qualquer tipo de cabelo, como também combinar mechas de duas ou mais pessoas.

Nasce um diamante

O cabelo é levado a um forno especial em uma temperatura elevada para extração do carbono contido nos fios. O material resultante é prensado até se transformar em uma pastilha de carbono que, colocada no interior de um equipamento de alta tecnologia, é submetida a uma pressão equivalente a 45 mil atmosferas e a uma temperatura entre 1.500 graus C/ 1600 graus C.

O tempo para finalização do produto varia de acordo com o tamanho e a cor do diamante escolhido por cada cliente. O resultado de todo esse processo é um diamante com as mesmas características físicas, químicas e óticas de uma pedra extraída da natureza. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, o preço de mercado desses diamantes Brilho é bem próximo ao de uma pedra natural. Em média, valem cerca de R$ 5.200, mas, como o serviço é muito personalizado, o preço varia de acordo com o tamanho, a cor e a lapidação que o cliente optar.

Certificação

Todo o processo de produção do diamante é gravado e enviado junto com a joia para o cliente. Além disso, a empresa possui um certificado de qualidade e autenticidade emitido pelo Laboratório Gemológico Dr. Rui Ribeiro Franco, um centro de excelência em gemologia no Brasil, reconhecido internacionalmente pela CIBJO - Confédération Internationale de la Bijouterie, Joaillerie, Órfèvrerie, des Diamants, Perles et Pierres. Esse laboratório é também uma parceria entre o IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos e o Sindijoias SP - Sindicato da Indústria de Joalheria, Bijuteria e Lapidação de Gemas do Estado de São Paulo, o Laboratório Dr. Rui Ribeiro Franco.

A autenticidade do diamante Brilho Infinito é ainda atestada pela gemóloga e responsável pelo laboratório IBGM, Jane Gama, com 25 anos de experiência na área. Inicialmente, a empresa vai importar a produção da Espanha, mas já possui um projeto de construção de um espaço em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES