Milhares vão receber corpo de presidente morto

A multidão permaneceu em silêncio nas ruas de Varsóvia enquanto o carro levando o caixão passava

Poloneses se reúnem na praça Pilsudski, em Varsóvi | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Milhares de pessoas foram neste domingo às ruas de Varsóvia, capital da Polônia, para presenciar a passagem do cortejo que levou o corpo do presidente Lech Kaczynski, morto no sábado junto com outras 96 pessoas em um acidente de avião na Rússia.

O corpo do presidente foi levado pelas ruas lotadas neste domingo, do aeroporto militar de de Varsóvia para o Palácio Presidencial, onde vai ser velado durante uma semana, com visitação aberta ao público.

A multidão permaneceu em silêncio nas ruas de Varsóvia enquanto o carro levando o caixão passava com uma escolta militar. Outras milhares de pessoas já estavam reunidas em frente ao Palácio Presidencial, levando flores, velas, bandeiras da Polônia e retratos de Kaczynski.

Missas em homenagem ao presidente foram celebradas em todo o País e, ao meio-dia deste domingo (7h em Brasília), foram observados dois minutos de silêncio marcado pelos sinos e sirenes de emergência. Eventos esportivos e sociais foram cancelados.

Em sua chegada ao aeroporto militar de Varsóvia, o caixão do presidente, coberto pela bandeira da Polônia, foi recebido pelo presidente interino, Bronislaw Komorowski, e acompanhado pelo primeiro-ministro Donald Tusk e pelo irmão gêmeo do presidente, Jaroslaw Kaczynski.

No aeroporto, ocorreu uma rápida cerimônia católica antes do início do percurso de 10 km até o Palácio Presidencial. Além do presidente, também chegou neste domingo a Varsóvia o corpo da primeira-dama.

Acidente

O acidente com o Tupolev-154 ocorreu na manhã do sábado, quando o avião se preparava para pousar no aeroporto da cidade russa de Smolensk. A delegação era esperada para uma cerimônia em memória de mais de 20 mil poloneses que morreram nas mãos de forças russas na floresta de Katyn durante a Segunda Guerra Mundial.

Todas as 96 pessoas a bordo morreram, incluindo líderes militares e civis, parlamentares e figuras importantes da elite intelectual polonesa no campo da cultura e história.

Eleições

A Rússia e a União Europeia, que a Polônia integra, decretaram um dia de luto oficial. "Estamos completamente devastados e chocados", disse o ministro polonês do Exterior, Radek Sikorski. "As pessoas estão indo à igreja, à missa, estão chorando."

Um porta-voz do governo da Polônia afirmou que, com a morte de Kaczynski, as eleições presidenciais serão antecipadas. De acordo com a Constituição polonesa, a data deve ser definida até o fim de junho.

O líder da Câmara Baixa do Parlamento polonês, Bronislaw Komorowski, assumiu interinamente o cargo deixado pelo seu antecessor. "É o evento mais trágico na história da Polônia no pós-guerra", afirmou o premiê polonês, Donald Tusk, em uma declaração transmitida pela televisão.

"Hoje, diante deste drama, nossa nação permanece unida. Não há divisões entre esquerda e direita, diferenças políticas não interessam. Estamos juntos na tragédia."

Investigações

No sábado, o premiê polonês visitou o local do acidente junto com o premiê russo, Vladimir Putin, responsável pela investigação para determinar as causas do acidente. O irmão do presidente, Jaroslaw Kaczynski, também tinha viajado à Rússia para ajudar na identificação do corpo do presidente.

As autoridades russas se comprometeram a dar total prioridade ao inquérito, que incluirá a formação de um comitê governamental. O ministro russo de Emergências, Sergei Shoigu, disse que ambas as caixas-pretas do avião foram encontradas e estão sendo examinadas.

Testemunhas dizem ter visto o avião se aproximar da base aérea de Smolensk com a asa esquerda apontando para o chão. A aeronave bateu nas árvores e se chocou contra a montanha, espalhando destroços em uma grande área de floresta.

Ainda não se sabe se o incidente foi causado por falhas técnicas, humanas ou ambas. O avião, um Tupolev-154 com mais de 20 anos de uso, havia passado por manutenção recentemente e era considerado apto para voo.

Controladores aéreos russos disseram que, por causa da névoa espessa que cobria o aeroporto de Smolensk no momento, instruíram os pilotos do avião a pousar em outro aeroporto, em Minsk, mas a sugestão foi ignorada.

O vice-comandante da Aeronáutica russa, general Alexander Alyoshin, disse que os controladores perceberam que a aeronave voava a uma altura muito baixa quando o avião estava a cerca de 1,5 km da base aérea. "O controle instruiu a tripulação que retornasse ao voo horizontal. Quando isso não foi feito, eles os instruíram repetidas vezes a pousar em outro aeroporto", declarou o general.

"Apesar de tudo, a tripulação continuou sua descida. Infelizmente, isso terminou de maneira trágica."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES