Ministro diz que Enem 2010 foi bom e minimiza erros

Fernando Haddad: “O Inep está isento de responsabilidade

Fernando Haddad | Reprodução Época
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Educação minimiza os erros cometidos na aplicação do Enem e diz que o exame deste ano foi ?bem melhor?

ÉPOCA - Onde o ministério errou?

Fernando Haddad ? A questão mais complexa foi assumida pela gráfica contratada pelo Inep (órgão do ministério, responsável pelo exame). Assumiu inclusive os custos de reaplicação para os alunos que não conseguiram trocar o caderno em que havia o erro de impressão. Erro que havia condições de solução na maioria dos casos, pois havia 10% de provas de reserva. Desse ponto de vista, o Inep está absolutamente isento de qualquer responsabilidade.

ÉPOCA - Todas as folhas de respostas saíram com erro de responsabilidade do Inep. Como a instituição que pretende unificar os vestibulares comete um erro tão primário?

Haddad ? Houve, de fato, da parte de um funcionário do Inep, o comando que nós chamamos de ?imprima-se? para que as folhas fossem impressas daquela maneira. Mas, a partir das 13 horas, todos os fiscais de sala foram alertados pelos coordenadores nos locais sobre qual era o procedimento a seguir, ou seja, orientar os alunos a responder na ordem numérica. A questão 1 no item 1, e assim por adiante.

ÉPOCA - Alguns deram a ordem inversa.

Haddad ? Isso vai ser resolvido a partir do momento em que a Justiça liberar o portal no qual o aluno vai informar essa ocorrência. A prova vai ser corrigida da forma como ele preencheu.

ÉPOCA - Há fiscais que deram uma informação e depois deram outra. Os alunos prejudicados não têm direito de refazer a prova?

Haddad ? Se constar da ata de sala de aula, sim. Em casos de má orientação, ou desorientação do fiscal, o que, em nossa opinião, ocorreu muito pouco. O fiscal tinha reserva de 10% das folhas de respostas para esse fim.

ÉPOCA - Apuramos casos em que isso aconteceu, mas o fiscal não deu outra folha nem anotou o fato. Como ficam esses alunos?

Haddad ? Aí nós vamos ter de apurar porque, se ele está dizendo que não está na ata, nós teremos de encontrar eventualmente outros caminhos de apuração.

ÉPOCA - O presidente do Inep veio do Cespe (empresa contratada para aplicar o Enem). Não há conflito de interesses no controle?

Haddad ? O Cespe é uma repartição pública. Ele era um servidor público do Cespe e continua sendo servidor público no Inep.

ÉPOCA - Uma de suas funções é fiscalizar o órgão que presidia em 2009.

Haddad ? O Cespe e a Cesgranrio não cometeram nenhuma falha no processo.

ÉPOCA - A coordenação dos fiscais, que orientou os alunos de maneira equivocada, era de responsabilidade do Cespe.

Haddad ? Esses são casos isolados e estão sendo apurados nesse sentido.

ÉPOCA - Se o erro do cabeçalho estava na matriz da folha de respostas, houve falha de gerenciamento, não?

Haddad ? Não. Foi um problema da matriz, mas a última palavra é de quem deu o comando de imprimir. Obviamente que passa por várias revisões, mas existe a autoridade que dá o comando final.

ÉPOCA - O Inep não vai abrir sindicância para investigar esse erro?

Haddad ? Eu tenho a impressão de que está abrindo, está tomando as providências. Aliás, faço referência à maneira transparente com que o Inep procedeu no ano passado, levando às últimas consequências a investigação sobre o episódio do ano anterior.

ÉPOCA - O presidente Lula disse que, se preciso, a prova será reaplicada. Como será possível fazer isso sem atrasar o calendário das universidades?

Haddad ? A afirmação do presidente, e isso eu confirmei, faz referência ao apoio que ele dá ao Enem como forma de democratização do acesso à educação superior. O que ele quis dizer é que apoia essa forma de ingresso porque é a mais democrática.

ÉPOCA - Como garantir que os erros não se repitam no próximo ano?

Haddad ? O Enem foi bem melhor de todos os pontos de vista em relação a 2009. Tanto em relação à logística de segurança, à distribuição, à chegada dos malotes, ao cronograma estabelecido, à qualidade da prova. É um processo contínuo de aperfeiçoamento. Até nos Estados Unidos, que inauguraram esse processo de avaliação e seleção de alunos pelo SAT, houve, em 2005, 4 mil alunos prejudicados.

ÉPOCA - O que o senhor tem a dizer aos 3,4 milhões de alunos que fizeram a prova?

Haddad ? Confio na celeridade da Justiça em manter a prova, com a reaplicação para a parcela de estudantes prejudicados e a divulgação no prazo acordado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES