Missa do Galo é antecipada e acontece sob forte segurança

Tradicional Missa do Galo reúne cerca de 10 mil fieis católicos no Vaticano.

Papa Bento XVI | Reprodução G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Papa Bento XVI pediu durante a celebração da Missa do Galo, nesta sexta-feira (24), véspera do Natal, em meio às preocupações com segurança após ataques a duas embaixadas em Roma, na quinta.

"Nesta hora, cheios de gratidão, nós nos juntamos no canto de todos os séculos, canto que une o céu e a terra, anjos e dos homens. Fazei com que muitos se juntem a vocês no amor mais e mais e assim nos tornaremos um povo de paz", disse o Papa na tradicional celebração na Basílica de São Pedro, no Vaticano, lotada por cerca de 10 mil cristãos.

Mais cedo, Bento XVI acendeu a vela na sua janela, na Praça de São Pedro, dando início às celebrações no Vaticano. Esta é a sexta Missa do Galo celebrada pelo pontífice. Como no ano passado, a celebração foi antecipada em duas horas para poupar a saúde do Papa, que tem 83 anos.

A segurança foi reforçada em Roma e no Vaticano após as duas explosões nas embaixadas da Suíça e do Chile na capital italiana, na quinta-feira (23). Grupos anarquistas reivindicaram a autoria dos ataques, que feriram duas pessoas.

"Senhor, cumpre por inteiro a tua promessa. Quebra as varas dos opressores. Queima as botas ressonantes (dos soldados). Faz com que termine o tempo das fardas ensanguentadas", pediu o pontífice durante a homilia.

"Te damos graças por tua bondade, mas também te rogamos: mostra o teu poder. Ergue no mundo o domínio de tua verdade, de teu amor; o reino de justiça, amor e paz", disse Bento XVI.

O Papa falará mais no sábado, dia de Natal, durante a tradicional mensagem antes da bênção "Urbi et Orbi" ("à cidade e ao mundo"), na qual geralmente fala sobre os conflitos mundiais.

Nesta sexta, o santo padre destacou que Jesus Cristo, "justamente em sua debilidade de criança", mostra "diante dos poderes presunçosos do mundo a fortaleza própria de Deus". "Este menino acendeu nos homens a luz da bondade e deu a eles a força para resistir à tirania do poder", afirmou o pontífice.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES