Mostra Teatro de Bonecos realiza últimas apresentações em Teresina

A programação encerra com a apresentação do Grupo Biboca

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após três anos parado, a Mostra Teatro de Bonecos, que retomou atividades ano passado, voltou com tudo este ano, em sua sexta edição, presenteando os teresinenses com a programação que teve início na última segunda-feira (27), sendo encerrada hoje (30).

Os espetáculos são promovidos pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e trazem apenas artistas bonequeiros do estado, dos grupos Cia. Calunga, Cia. Mamularte, Cia.

Cassimiro Coco, Grupo de Teatro Biboca e Grupo Isaque de Teatro. Além de centros de convivência, foram contemplados para receber os espetáculos, os pontos de maior movimentação na capital.

O teatro traz bonecos do tipo mamulengo, fantoche, ventríloquo, bonecos de fios, bonecos de articulação, bonecos gigantes e outros. Segundo Wellington Sampaio, coordenador da VI Amostra de Teatro de Boneco, os shows têm a intenção de aproximar a cultura regional da sociedade.

“A Amostra Teatro de Bonecos vem para destacar a cultura popular nordestina, que ainda é muito forte, e fazer com que esses espetáculos circulem ainda mais em Teresina”, ressalta.

Questionado se o teatro de bonecos pode ser considerado uma manifestação cultural adormecida, o coordenador da Amostra garante que se trata de espetáculos que ainda atrai muitas pessoas. “Não está adormecida de forma alguma. A gente percebe que o encantamento das pessoas é o mesmo, desde adultos a crianças. Muitos ainda interagem com a gente durante as nossas apresentações”, pontua.

Já o artista bonequeiro Waldílio Siso fala da emoção de participar dos espetáculos. “A sensação é muito boa. Me sinto feliz em poder contribuir com a divulgação da nossa cultura. E vendo as pessoas e principalmente, as crianças interagindo e até participando das histórias, mostra que estamos no caminho certo”, ressalta.

A programação encerra com a apresentação do Grupo Biboca, com “As Aventuras de Jeca Valentão”, no local Três Contigo no Bairro São Joaquim; Grupo Cia. Isaque, com “Procurando Chocolate”, no Centro de Convivência na Vila Irmã Dulce; Cia. Fantochito com “A Flor de Mamulengo” no Shopping da Cidade; Cia. Mamularte, “O Casamento de Zé Pretinho”, no Centro de Convivência Km 07; Cia. Kalunga com “As Aventuras de Cassimiro Coco” e a Cia Cassimoro Coco com a “Chapeuzinho Vermelho”, no Parque Lagoas do Norte.

Crianças se encantam com shows de fantoches

Apesar de o teatro de bonecos ser uma antiga manifestação cultural do Nordeste, ainda se faz presente em nossos dias atuais e manifesta encantamentos no público ao redor, em especial entre as crianças.

Foi só o show começar, no Shopping da Cidade, para Maria Clara, de apenas 4 anos, ficar parada, observando os fantoches que apresentaram a peça “As Aventuras do Jeca Valentão”.

O pai, Cleidson do Nascimento, que pretendia ir embora, acabou se rendendo aos pedidos da filha e no final aprovou o espetáculo. “Muito bom. Incrível como Maria Clara ficou quieta e encantada. Estão de parabéns”, elogia.

Quem também se rendeu ao carisma dos bonequinhos foi Victor Gabriel, 6 anos. Ele que antes corria pelo Shopping da Cidade, foi surpreendido com a apresentação dos fantoches e logo fez um registro fotográfico para mostrar a mãe. “Eu gostei muito deles. Engraçado. Tirei até foto para mostrar para minha mãe, Antonia Paula”, fala o garoto que ao fim da peça, permanecia com os olhos atentos no palco, torcendo para que os bonecos reaparecessem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES