Muco de lesma ajuda a combater rugas

Testes foram feitos com base no conhecimento tradicional da Amazônia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Interessado pela biodiversidade amazônica, o estudante Wescley Miguel da Silva, de 17 anos, se lembra da primeira vez que soube dos poderes do muco da lesma (Limax cinerens). “Eu li uma reportagem que falava sobre o uso medicinal e nutricional de moluscos, por meio da aplicação de conhecimentos regionais”, conta.

Curioso, o jovem foi conversar com sua avó, que contou que senhoras do interior de Mosqueiro, distrito de Belém, usavam a “baba” da lesma para tratar rachaduras no calcanhar. Wescley decidiu apostar na ideia e se inscreveu no Prêmio José Marcio Ayres Para Jovens Naturalistas, do Museu Emílio Goeldi, no Pará. Orientado pela professora Patrícia Carla França, o aluno desenvolveu o projeto e foi a campo pesquisar.

Durante dois meses, três senhoras com idades entre 50 e 70 anos usaram o muco da lesma na pele do rosto e do calcanhar, duas vezes ao dia. O resultado observado por Wescley foi uma melhora em termos de lisura, hidratação e elasticidade da pele. “Nossa teoria é que o muco contém colágeno, fundamental para evitar a incidência de rugas, e elastina, que ajuda no tratamento de rachaduras nos pés”, explica o aluno.

De acordo com o método usado nas comunidades tradicionais, a substância deve ser retirada da lesma em situações de estresse, pois o líquido que ela expele naturalmente tem propriedades diferentes e apenas facilita sua locomoção. Para “estressar” a lesma, as mulheres apertavam o molusco até sair o muco.

A pesquisa de Wescley ficou em segundo lugar no concurso do Museu Emílio Goeldi. A jornalista Joice Santos, coordenadora do Prêmio Márcio Ayres, conta que os projetos são julgados tendo em vista critérios como originalidade, interesse pelo assunto e desenvolvimento do tema. “O trabalho do Wescley demonstra o interesse do aluno pelo campo da ciência”, diz.

O prêmio é uma forma de incentivar a realização de pesquisas sobre biotecnologia, uma área de conhecimento que, segundo Joice, ainda é pouco desenvolvida na região. Joice explica que as conclusões obtidas nessas pesquisas não têm rigor científico, pois a experiência conduzida pelos alunos apresenta algumas limitações.

“O projeto mostra a criatividade e originalidade do jovem, ao estudar o uso do saber tradicional da Amazônia. Porém, os testes não são laboratoriais, os resultados foram constatados apenas através da observação”, diz a coordenadora. Já é um começo. No futuro, Wescley pretende cursar medicina e se especializar em dermatologia ou endocrinologia. O objetivo é continuar desenvolvendo os conhecimentos tradicionais da Amazônia a favor da estética.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES