Ideal de beleza continua mobilizando a moda

As afirmações de Jacobs foram parte de um bate-papo realizado pelo French Institute Alliance Française

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A magreza das modelos e as novas tendências de se escolher as profissionais para desfilar e posar para campanhas de publicidade continuam a gerar discussão no mundo todo. O estilista Marc Jacobs desmentiu que pensou em fazer um desfile-manifesto em prol de modelos de formas mais cheias ao apresentar a coleção inverno 2010 da Louis Vuitton, durante a Semana de Moda de Paris. Laetita Casta, Elle Macpherson e Alessandra Ambrósio foram alguns dos nomes que desfilaram.

As afirmações de Jacobs foram parte de um bate-papo realizado pelo French Institute Alliance Française (FIAF) nesta segunda-feira, e coberto pela imprensa internacional. "Não foi um manifesto sobre idade e sobre tipos de corpos. Katie Grand (stylist inglesa) e eu já tínhamos decidido muito antes da coleção que iríamos usar essas modelos. O critério é que elas deveriam estar disponíveis no dia do desfile e tinham de ser deslumbrantes", disse, completando que também queria as models Daria Werbowy e Isabeli Fontana, mas que ambas já tinham trabalhos agendados.

Beleza única

Mesmo com a negação de Jacobs, os castings da Louis Vuitton, Prada, entre outras marcas, segundo o blog The Imagist, a nova ordem é buscar modelos com belezas únicas. "Há um memorando não-escrito circulando no mundo das agências e a mensagem é: o caminho dos anos 2000 de ter um exército de modelos parecidas, descartáveis, inexpressivas a serviço de campanhas, revistas e desfiles acabou. Nova década, novo ideal. As campanhas de inverno 2010 e os editoriais de moda estão registrando gosto por uma garota ultraindividual", dizia o texto publicado.

Um exemplo desse novo padrão é a top holandesa Lara Stone, que atualmente ocupa o posto número 1 no ranking do site Models.com. Segundo o blog, ela assinou contrato de exclusividade com a Calvin Klein.

Peso e bem-estar

Outro esforço a fim de discutir o padrão de beleza imposto até agora foi realizado na Harvard Business School e contou com as presenças da diretora da Vogue Anna Wintour, o estilista Michael Kors e a modelo russa Natalia Vodianova. A escola promoveu um debate sobre a influência do mundo da moda sobre problemas relacionados ao peso e bem-estar.

"Cada um de nós precisa perceber que somos todos responsáveis pela saúde das modelos", disse Anna, que fez uma radiografia dos anos 2000, dizendo que a preferência por modelos muito magras fez com que a maioria trabalhasse apenas se tivesse um físico de uma adolescente, fazendo com que suas carreiras não durassem a ponto de desenvolverem uma personalidade, o que aconteceu às supermodelos da década de 1990, e abrindo espaço para a presença de cantoras e atrizes em capas de revistas e lucrativos contratos com marcas de beleza.

Wintour afirmou ainda que os editores da Vogue assumiram o compromisso de colocar uma variedade de tipos físicos nas páginas da revista. A edição de março é dedicada à boa forma e traz matérias como a modelo plus-size Kate Dillon e uma reportagem sobre a luta da top Kim Noorda contra a anorexia.

Diga "não"

Kors fez apelo para que consumidores não comprem de marcas que proponham imagens irreais. A sugestão do estilista, que faz parte do júri do programa Projeto Runway, é a seguinte: se achar que o que eles estão mostrando é ridículo, diga "não".

Ele afirmou que não escolhe meninas abaixo de 16 anos para seus desfiles. "Estamos falando de crianças e a pressão sobre elas é terrível", disse, segundo reportagem do WWD.

Apesar dos esforços, o assunto ronda o mundo da moda há tempos. A morte da modelo brasileira Carolina Reston Macan, aos 21 anos, vítima de anorexia, em 2006, já suscitou discussões e um compromisso do CFDA (Council of Fashion Designers of America) em prestar atenção ao assunto.

A modelo russa Natalia Vodianova ressaltou que é preciso disponibilizar mais informações sobre os primeiros sinais de desordens relacionadas à alimentação entre as modelos. "Quando elas aparecem muito magras, há muito estrago", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES