O bem que o leite faz durante a ressaca

O leite fornece elementos essenciais para a manutenção e reidratação do organismo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje é o Dia Internacional do Leite, este alimento tão importante para a saúde dos humanos. O produto, que está presente em diferentes fases da vida, é complexo e apresenta um balanço nutricional único: contém proteínas, carboidratos e minerais. Mas além de ser importante para o desenvolvimento, você sabia que o leite ainda pode ser um grande aliado naquela hora incômoda em que a ressaca bate, tipo depois de comemorar um jogo do Brasil nesta Copa?

A bebida fornece elementos essenciais para a manutenção e reidratação do organismo e isso pode diminuir, e muito, os efeitos da bebedeira, pois o álcool é responsável por estimular algumas substâncias que geram náuseas, dor de cabeça, desidratação e cansaço.

De acordo com a nutricionista Ana Beatriz Barella, o leite é uma boa opção para repor água, proteínas, carboidratos, lipídeos, minerais e vitaminas para quem exagerou nas bebidas alcoólicas. "O potássio da bebida também ajuda a contra atacar os efeitos do sódio, na retenção de água, e a vitamina B6 aumenta a capacidade dos rins em excretar sódio", disse.

Após beber um pouco demais, o corpo pede por hidratação, e aquela sede que bate no dia seguinte pode ser saciada não apenas com água. O leite possui um teor de água de aproximadamente 90%, e a diluição dos nutrientes no meio líquido faz com que o conjunto nutricional da bebida seja melhor do que as propriedades de cada nutriente, se consideradas separadamente.

Além disso, para diminuir a sensação de cansaço, normalmente decorrentes da diminuição da glicose sanguínea, cada copo de leite contribui com 6 gramas de lactose, um açúcar importante na reposição de energia. "O ideal é incluir três copos de leite, por dia, em qualquer situação, já que além dos nutrientes, a bebida é campeã na hidratação."

Mas não deixe para beber o leite apenas quando bater aquela dor de cabeça. O alimento é essencial para manter o nível de cálcio no organismo, o que ajuda no desenvolvimento das crianças e na manutenção da saúde nos idosos. Se você não gosta de leite ou é intolerante à lactose, pode optar por produtos derivados ou que não contenham este componente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES