Orquestra do Piauí participa do 9º Festival Internacional Sesc de Música

Um grupo de 12 alunos, sendo cinco do Sesc Ilhotas, em Teresina, e sete do Centro Cultural Sesc Caixeiral, em Parnaíba, representará a Orquestra Jovem do Sesc Piauí no Festival

Orquestra Jovem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre os dias 14 e 25 de janeiro o Rio Grande do Sul receberá novamente um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o 9º Festival Internacional Sesc de Música. Durante duas semanas serão oferecidos, na cidade de Pelotas, 60 espetáculos gratuitos, entre concertos, recitais e apresentações nas comunidades, além dos 24 cursos disponíveis, que vão reunir cerca de 380 alunos de estados e países diferentes.

O corpo docente conta com 49 professores, oriundos de 14 nacionalidades, o que qualifica ainda mais o ensino pela diversidade e proporcionará um intercâmbio ímpar de culturas e idiomas. A expectativa é reunir cerca de 500 profissionais da música, entre professores, estudantes, músicos e técnicos.

Esta 9ª edição caracteriza-se pela forte inserção dos Festivais na Comunidade, com mais de 20 apresentações levando música aos mais variados espaços da cidade, como hospitais, asilos, igrejas, praia e zona rural.

Um grupo de 12 alunos, sendo cinco do Sesc Ilhotas, em Teresina, e sete do Centro Cultural Sesc Caixeiral, em Parnaíba, representará a Orquestra Jovem do Sesc Piauí no Festival, juntamente com jovens instrumentistas de projetos de formação de orquestra realizados no Sesc Sergipe e  Sesc Minas Gerais. Além da realização do concerto de abertura da série Concertos Sesc Partituras 2019, os participantes terão a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos participando de formações paralelas com professores internacionais.

O grupo de jovens músicos embarca para Pelotas no dia 13/01, ficando na cidade até o fim do Festival. Eles estarão acompanhados do maestro Wellington Emanuel e do técnico de música do Sesc Ilhotas, Samuel Andrade.

“Esse Festival é um dos maiores da América Latina, reunindo alunos e professores do mundo todo, o que possibilitará aos nossos jovens músicos uma excelente troca de saberes e experiências. Nossa expectativa é a melhor possível, pois estaremos expondo nossos alunos a novos horizontes, novas culturas. Essa troca de conhecimento eles levarão para toda a vida”, disse Samuel.

Orquestra Jovem do Sesc

As atividades de música no Sesc promovem ações que ampliam o conhecimento e a sensibilidade em relação às artes e aos elementos que as constituem. Essas ações são aulas de instrumentos musicais, conhecimento teórico, vivências de prática de repertório e práticas de orquestra jovem, dentre outros, todos ofertados pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) da instituição.

Como forma de consolidar suas ações, o Sesc mantém a Orquestra Jovem do Sesc (OJS), na qual os alunos participam, em média, durante três a cinco anos. As vagas disponíveis para ingressar na Orquestra são sempre renovadas, pois o objetivo é favorecer a formação de novos instrumentistas, por isso a denominação de “Orquestra Jovem”.

As belíssimas apresentações com os alunos e professores se mesclam nos palcos, emocionando o público, além de familiares e amigos dos músicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES