Oscar Niemeyer prepara-se para os 100 anos

Oscar Niemeyer prepara-se para os 100 anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em plena atividade, Oscar Niemeyer completa 100 anos de vida no pr?ximo s?bado. O que atrai o arquiteto brasileiro ? a curva livre e sensual, a curva que encontra nas montanhas do Brasil, no curso sinuoso de seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do c?u e no corpo da mulher preferida.

Este ? o cart?o de apresenta??o de Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares (Rio de Janeiro, 1907), um dos professores da arquitetura do s?culo 20 e pioneiro do modernismo, movimento cuja principal caracter?stica ? fazer da pr?pria vida uma obra de arte. "De curvas ? feito todo o universo, o universo curvo de Einstein", disse.

Criador de edif?cios brancos e fluidos, o ganhador do pr?mio Pritzker, o Nobel da Arquitetura, declara em seu site, para que n?o restem d?vidas: "N?o ? o ?ngulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflex?vel, criada pelo homem".

"De um tra?o nasce a arquitetura. E quando ele ? bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o n?vel superior de uma obra de arte", afirma o arquiteto, construtor e desenhista que em seus mais de 70 anos de carreira art?stica espalhou seu legado pelo mundo.

Esse momento de inspira??o, quando uma id?ia se imp?e e se eleva at? a categoria de obra de arte, ? o que Le Corbusier alcan?ou, segundo Niemeyer, quando desenhou o Centrosoyus de Moscou, Picasso, com o croqui de Guernica, Einstein, com sua teoria da relatividade, e Manuel Bandeira, com seu verso sobre a morte: "Encontrar? lavrado o campo, a casa limpa, a mesa posta, com cada coisa no seu lugar".

Aluno do renomado modernista brasileiro L?cio Costa e colaborador de Le Corbusier, Niemeyer sempre se manteve fiel a suas convic?es comunistas e n?o ocultou sua admira??o por Fidel Castro e a revolu??o cubana, "um exemplo para a Am?rica Latina".

Convencido de que "a vida ? mais importante que a arquitetura", porta-bandeira das estruturas curvil?neas e profundamente humanista, recomenda a seus colegas que se limitem ? aprendizagem de seu of?cio, que se dotem de cultura geral e que leiam os cl?ssicos e contempor?neos para compreender melhor sua ?poca.

"Sempre pensei que um arquiteto de talento deve saber desenhar e escrever. Ele n?o poder? fazer nada de grande ou de belo se n?o possuir essas duas qualidades", diz Niemeyer, cuja autobiografia acaba de ser publicada em ingl?s pela editora Phaidon.

O jornal The Guardian descreveu o livro como uma "obra espl?ndida" de "um homem sagaz que escreve sem hipocrisias e desenha como um anjo picassiano".

Na autobiografia, publicada primeiro em portugu?s e depois em franc?s, Niemeyer revela as paix?es da vida e que s?o a chave de sua arquitetura: a filosofia, sua grande fam?lia, seus amigos, a terra sensual e o c?u azul do Brasil, as mulheres, o comunismo, a arte e a literatura.

Sua prol?fica obra est? marcada pela constru??o de Bras?lia, cidade nascida do nada e da qual foi arquiteto-chefe.

Merecem destaque tamb?m o Museu de Arte Contempor?nea de Niter?i, a sede do Partido Comunista Franc?s, em Paris, o Centro Cultural de Le Havre, os escrit?rios da editora Mondadori em Mil?o e, em Argel, o zool?gico, a Universidade de Constantino e o Minist?rio de Assuntos Exteriores.

Niemeyer, que diz desprezar o dinheiro e que teria "vergonha de ser um homem rico", teve a generosidade de presentear Ast?rias (Espanha), em 2005, com o projeto de um centro cultural que levar? seu nome e que ficar? junto ? foz de Avil?s.

O arquiteto recebeu em 1989 o Pr?mio Pr?ncipe de Ast?rias pelo conjunto de sua obra.

O centro, cuja inaugura??o est? prevista para 2010, far? parte do que est? sendo chamado de "G8 da cultura", uma alian?a que incluir? o Centro Pompidou de Paris, o Barbican Center de Londres, o Lincoln Center de Nova York, a ?pera de Sydney, a Biblioteca de Alexandria, o F?rum Internacional de T?quio e o Centro Cultural de Hong Kong, com o objetivo de programar eventos de forma coordenada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES